Conseguir dormir melhor é o objetivo de muitas pessoas. Em uma sociedade na qual a correria do dia a dia tem sido cada vez maior, conseguir esse feito é quase um luxo.
E você sabia que alguns cuidados com a sua casa e o seu ambiente de descanso podem te ajudar na hora de dormir melhor? Neste texto, vamos te apresentar algumas ideias que podem ser bem interessantes. Acompanhe e confira!
5 dicas que podem te ajudar a dormir melhor
Embora não exista um segredo infalível para dormir melhor, a maneira como organizamos a nossa casa e a nossa rotina pode fazer toda a diferença.
Nos tópicos abaixo, descrevemos alguns desses tipos de cuidados com a rotina que podem nos ajudar. Veja só:
1. Reduza a iluminação no fim do dia
O nosso cérebro absorve informações do ambiente o tempo todo. Dentre essas informações, a iluminação é uma delas.
Se estamos em um ambiente muito iluminado, nosso cérebro pode deduzir que ainda é um bom momento para se manter ativo, evitando a produção do hormônio do sono.
Em contrapartida, um ambiente pouco iluminado pode, aos poucos, criar um cenário ideal para que o sono seja induzido.
Por conta disso, considere reduzir a iluminação do ambiente onde você permanece antes de dormir. Assim, poderá “preparar o terreno” para o descanso.
2. Diminua a quantidade de estímulos
A quantidade de estímulos presente no ambiente também influencia nosso sono e nosso descanso. Isso quer dizer que além de reduzir a iluminação do espaço, é importante reduzir outros estímulos:
- Evite beber algo estimulante, como café;
- Considere reduzir os ruídos dentro de casa, especialmente os eletrônicos;
- Evite assistir algo que seja muito intenso e impactante, como filmes de terror;
- Cuidado com os exercícios excessivos à noite;
- Entre outros cuidados nesse sentido.
3. Evite uso de tela duas horas antes de dormir
Outra forma de ajudar o nosso corpo a dormir melhor é reduzir o uso de tela. Se possível, não usar tela duas horas antes de dormir.
Isso porque, a luz da tela impacta a produção do hormônio do sono, como ocorre com a luz exagerada no ambiente.
Além disso, a tela é repleta de estímulos, que vai de encontro com a dica dois. Portanto, considere desligar a TV, o computador e o tablet, deixando o celular também de lado.
4. Pratique alguma atividade relaxante
Atividades relaxantes podem induzir o sono e fazer com que entremos em um estado mais “leve”, digamos assim.
Você pode experimentar escrever um diário, meditar, tomar um banho quente e relaxante, ler, enfim! São muitas possibilidades. Encontre a sua favorita.
5. Prepare um quarto confortável
O nosso quarto precisa ser confortável para que tenhamos uma boa noite de sono. Portanto, verifique se a roupa de cama está limpa, se o clima está agradável, e assim por diante.
Dessa forma, fica mais fácil se sentir bem no ambiente em que estamos, possibilitando um maior relaxamento que, consequentemente, induz o nosso sono. Pense nisso e boa sorte nas suas noites de descanso!