Se você está com dificuldade para ter boas noites de sono, saber como escolher travesseiro faz toda a diferença. Não é para menos, já que esse item é essencial para ter mais conforto e dormir melhor.
Porém, não é todo mundo que sabe como escolher travesseiro. Este é o seu caso? Então, continue a leitura para conferir as dicas que separamos para te ajudar e garanta a peça perfeita!
Como escolher travesseiro: 4 dicas infalíveis
Existe uma série de fatores que você deve considerar para escolher um travesseiro! A seguir, apresentamos quais são os principais para que você conheça e damos dicas para reduzir a chance de erro na compra:
1. Defina o tipo de travesseiro
Você sabia que existem vários tipos de travesseiros? Eles variam de acordo com o material da peça, especificamente com seu enchimento. Há travesseiros de:
- Espuma: é o mais comum entre os travesseiros e também o com melhor custo. Há versões com poliuretano (não cede com facilidade e não esquenta muito), flocos de espuma (mais macio que o poliuretano e não fica com mau cheiro) e viscoelástica (possui memória, por isso volta ao seu formato original após o uso);
- Pena de ganso ou plumas: é macio e confortável, bem como flexível e leve. Além disso, é maleável e se ajusta ao usuário, tornando o uso mais agradável. Porém, costuma ter preço mais elevado que o de espuma;
- Látex: ideal para quem tem alergia, pois sua estrutura possibilita uma boa circulação do ar. É confortável, tem toque aveludado e volta ao seu formato após o uso. No entanto, esquenta com facilidade.
2. Escolha o tamanho ideal
O tamanho do travesseiro deve ser proporcional ao usuário ou conforme seu gosto. De maneira geral, existem três alternativas com medidas padronizadas, sendo uma delas o travesseiro para bebê, que é o menor de todos.
As duas opções restantes são para adultos! São os travesseiros tradicional (possui 50cm x 70cm) e o king (50cm x 90cm). Esta última alternativa, o travesseiro king, é perfeito para camas grandes.
3. Verifique a altura do travesseiro
O travesseiro precisa encaixar entre seu ombro e pescoço, dando o suporte que sua cabeça precisa durante o sono. Assim, você conseguirá dormir com mais facilidade e evitará torcicolo ao acordar.
Para saber se o travesseiro proporciona esse encaixe, o ideal é testá-lo em uma loja. Se não puder fazer isso, uma solução perfeita é preferir os travesseiros ajustáveis.
Esse tipo de travesseiro tem camadas internas e você pode tirar ou colocar o recheio conforme sua preferência. Assim, conseguirá chegar na altura ideal com facilidade.
4. Considere a posição em que você dorme
Seu jeito de dormir pode influenciar na hora de escolher um travesseiro. Normalmente, para quem dorme de lado indica-se um travesseiro que tenha densidade de média a alta. Com ele, terá uma sustentação adequada da cabeça.
Já para quem dorme de barriga para cima, a recomendação é que prefira travesseiros baixos ou médios. Eles preenchem melhor o espaço entre a nuca e a cervical, oferecendo mais conforto.
Se você dorme de bruços, saiba que essa é a pior posição possível, pois gera uma sobrecarga na coluna e aumenta o risco de dor nas costas. Não consegue evitar?
Então, o ideal é ter dois travesseiros baixos: um para a cabeça e outro para o abdômen, colocado na altura da cintura, para evitar que a coluna fique muito curvada.
Viu só como é simples escolher travesseiro? E não se esqueça de garantir uma boa fronha, que seja confeccionada com um tecido de qualidade, macio ao toque. Assim, você reforça a sensação de conforto e dorme melhor, tendo noites de descanso reparadoras!