O armário cápsula é uma solução perfeita para quem possui quarto pequeno e pouco espaço para armazenar roupas. Além disso, é ideal se você gosta de levar um estilo de vida mais minimalista.
Mas, afinal, o que é o armário cápsula? A seguir, respondemos essa dúvida e damos dicas de como você pode adotá-lo. Continue a leitura para descobrir!
O que é o armário cápsula?
Trata-se de um armário com poucas peças! Ele possui somente o que você realmente usa no dia a dia, evitando o excesso de roupas. Além da quantidade reduzida de peças, há outra diferença: esses itens são considerados peças “coringa”.
Na prática, isso significa que são peças clássicas e versáteis, que combinam entre si. Assim, mesmo que tenha pouca roupa, você consegue montar vários looks diferentes somente coordenando as peças.
O conceito de armário cápsula pode parecer novo, mas não é. Ele surgiu por volta da década de 1940, quando apareceram as primeiras coleções com poucas peças para serem usadas de forma coordenada, de modo a montar vários looks.
Mais tarde, o conceito ganhou força com a popularização do minimalismo, que prega um estilo de vida em que menos é mais. O foco, nesse caso, é comprar poucas, mas boas roupas.
Atualmente, o armário cápsula tem sido muito incentivado, sobretudo por ser mais sustentável. Ele evita o consumo desenfreado de roupas, bem como a geração de lixo inerente à moda, protegendo recursos naturais e o meio ambiente.
4 dicas de como adotar o armário cápsula
Gostou desse conceito e quer adotá-lo em sua vida? Então, confira estas 4 dicas que separamos para te auxiliar nessa tarefa, garantindo um armário enxuto com maior facilidade:
1. Revise seu guarda-roupa e separe o que não usa mais
É muito provável que você tenha roupas que não usa mais há anos e estão encostadas num canto do guarda-roupa. Que tal doá-las ou vendê-las (se estiverem em bom estado), fazendo a energia circular?
Durante esse processo, dê preferência por manter peças que tenham mais a ver com seu estilo e que sejam clássicas. Assim, é mais fácil coordená-las com outras roupas, montando looks bonitos com praticidade.
Uma dica que pode te ajudar a decidir o que manter ou passar para a frente é evitar excessos. Você não precisa de 10 calças jeans se não usa todas com frequência. Cerca de duas a três são suficientes. Mantenha o que você mais gosta e que sempre veste, não importa qual seja a ocasião.
2. Tenha um número reduzido de peças
Reduzir a quantidade de peças fará com que você mantenha apenas roupas que realmente usará. Além disso, otimizará o espaço dentro do guarda-roupa.
De maneira geral, recomenda-se que tenha menos peças de baixo (calças, shorts e saias) e mais partes de cima (camisas, camisetas e blusas). Assim, você consegue variar mais o look, sem parecer que está sempre com as mesmas roupas.
3. Considere as estações do ano para montar seu armário cápsula
Outra dica infalível de como montar um armário cápsula é pensar nas estações do ano. Você deve ter peças adequadas para o verão e inverno, para não correr o risco de passar frio ou muito calor.
Por isso, ao montar o armário cápsula procure separar suas roupas em dois blocos: um de verão e outro para o inverno, com peças típicas para cada época. Desse modo, garantirá um armário que seja prático e que te atenda em todas as estações.
4. Pense bem antes de comprar novas peças
Antes de comprar novas peças, considere se realmente precisa delas. Em caso negativo, evite compras impulsivas. Agora, se precisar, prefira peças de qualidade e que combinem com outras que você possui.
E aí, bora colocar essas dicas em prática para montar um armário cápsula? Seguindo todas não é como errar!