Limpar o azulejo das paredes é mais fácil do que muita gente imagina. Dependendo da altura da sua casa, nem é necessário o uso de escadas – pois o rodo pode ser o seu melhor amigo nessas horas.
Se você nem sabe por onde começar, calma! Neste texto, vamos te apresentar um passo a passo bem legal. Confira e depois comente o que achou das dicas!
Dicas para limpar o azulejo das paredes
Para limpar o azulejo das paredes é necessário seguir alguns passos, começando pela limpeza superficial, a mais profunda e a finalização.
Na listinha abaixo, descrevemos cada uma dessas etapas, apontando quais utensílios e produtos de limpeza podem te ajudar. Veja só:
1. Tirando o pó inicialmente
Antes de começar qualquer tipo de limpeza, é preciso fazer a remoção da sujeira que está mais solta e mais fácil de ser tirada.
Isso evita que você acabe espalhando mais sujeira na parede ao usar um pano úmido, por exemplo.
Para isso, você pode usar uma vassoura limpa para “varrer” a sujeira para baixo, removendo todo tipo de teia de aranha, por exemplo. Fique atento aos cantinhos, neles é comum percebermos um maior acúmulo de sujeira.
Leia mais: Erros ao estender as roupas no varal: Será que você os comete?
2. Borrifando água sanitária em áreas críticas
Depois da limpeza inicial, é hora de começar a mais profunda. Nesta etapa, podemos borrifar água sanitária diluída para dar um toque especial na higienização.
Nunca use a água sanitária pura, pois ela é forte demais e poderá causar algum tipo de irritação nada agradável para você.
Além disso, lembre-se de que, dependendo da situação, pode ser que você não precise passar a água sanitária em toda a parede, apenas nas áreas com manchas.
No banheiro, essas áreas são próximas do chuveiro, normalmente, por conta do excesso de umidade.
Saiba avaliar com cuidado para não desperdiçar tempo e produto.
Veja mais: Como deixar o assoalho de madeira brilhando?
3. Esfregando com pano úmido
Assim que aplicar o produto nas áreas mais críticas, deixe-o agir por alguns minutos e depois enrole um pano úmido no seu rodo.
Comece a esfregar a parede, inclusive as áreas que não estavam com água sanitária, mas que estavam com sujeiras também.
Faça isso em toda a parede, enxaguando o seu pano quantas vezes forem necessárias. Cuidado para os líquidos não respingarem no seu rosto.
4. Esfregando com pano e detergente para limpar o azulejo das paredes
Após o enxágue da água sanitária e o “amolecimento” da sujeira, você pode começar a esfregar com o mesmo pano úmido enxaguado, só que agora com algumas poucas gotinhas de detergente – coloque a quantidade que julgar necessária, mas não exagere, pois pode ser difícil tirar.
Esfregue toda a parede, fazendo espuma mesmo, para limpar o azulejo da melhor forma.
5. Enxaguando e secando
Por fim, o último passo para limpar o azulejo das paredes é enxaguar essa espuma. Como? Usando outro pano úmido e lavando ele quantas vezes forem necessárias, até deixar a parede livre de produtos.
E para finalizar, seque bem com um pano limpo e que não deixe fiapos na sua parede. O resultado será bem bacana!
Boa faxina para você!
Veja mais: Usei apenas 3 ingredientes para fazer brigadeiro de colher zero açúcar e comi sem culpa