Está sendo muito difícil evitar o mau cheiro na caixa de areia do gato, na sua casa? Calma, nem tudo está perdido.
Se você não sabe por onde começar para tentar resolver esse problema, confira as dicas que trouxemos no conteúdo de hoje. Quem sabe você encontra uma alternativa para o seu caso? Acompanhe!
Como evitar o mau cheiro na caixa de areia do gato?
Para evitar o mau cheiro na caixa de areia do gato, devemos colocar em prática alguns cuidados simples, mas essenciais. Primeiro, temos que entender que essa limpeza deve ser diária, para evitar a proliferação de bactérias e, inclusive, o mal-estar do bichinho. A seguir, explicamos melhor:
1. Limpe diariamente
A limpeza diária é indispensável, e não temos como “escapar” dessa necessidade. Esse tipo de limpeza vai nos ajudar a evitar que bactérias se proliferam na caixa, o que poderia resultar em um aumento do mau cheiro.
Você pode estipular um horário para essa limpeza, como todos os dias de manhã ou antes de dormir. Baseie-se na rotina do seu gatinho: se ele fica mais acordado durante o dia, limpe no fim da tarde, que é quando a caixa não será usada e passará um tempo a mais limpinha e arejada. Ou vice-versa.
Veja mais: 3 brinquedos para cachorro com garrafa PET: veja como é fácil fazer e divirta seus peludos
2. Deixe em um ambiente arejado
Deixar o ambiente bem arejado é indispensável. Se você colocar a caixa de areia em um canto muito úmido e fechado da sua casa, as chances de dar um efeito ruim são bem grandes.
Afinal, o cheiro não sairá dali e não haverá vento que ajude a dissipar o odor, o que não é nada agradável. Por isso, prefira áreas com maior circulação de ar.
3. Coloque a quantidade certa de areia
A quantidade certa de areia também faz diferença, sabia? Se você colocar pouca areia, o gatinho poderá ter dificuldade para cobrir as suas necessidades, o que acaba resultando no mau cheiro excessivo.
Se houver mais areia na caixa, fica mais fácil cobrir, o que resulta em um maior abafamento do cheiro, e neutralização também.
4. Escolha areias de qualidade
Não adianta querer evitar o mau cheiro na caixa de areia do gato se usarmos qualquer tipo de areia. Afinal, se ela não for de qualidade, poderá proliferar bactérias, se quebrar com facilidade e espalhar urina por tudo.
Por isso, analise bem quais são as melhores areias e adquira a que você acredita que faz mais sentido para você.
Leia também: Como evitar bagunça com pets em casa?
5. Lave a caixa regularmente
Além de limpar a caixa diariamente, reserve um dia da semana para tirar toda a areia e lavar bem o recipiente com produtos de limpeza específicos para a caixa de areia dos gatos.
Esse tipo de limpeza mais profunda remove as sujeirinhas que grudam no fundo da caixa e podem causar mau cheiro. Experimente e sempre fique atento à limpeza da caixa.
Pois, como comentamos, até mesmo os gatinhos podem se sentir desconfortáveis com a sujeira excessiva. Por isso, limpar direitinho é essencial!
Leia mais: Como manter o sofá cheiroso com pet em casa?