Você sente dificuldades em manter o sofá cheiroso com pet em casa? Parece que os estofados nunca ficam completamente limpinhos? Nós te entendemos!
E, justamente por isso, preparamos este guia com algumas considerações que podem te ajudar a manter o estofado mais limpinho e cheiroso, para um lar mais agradável. Acompanhe e confira!
Como manter o sofá cheiroso com pet em casa?
Embora não exista um segredo de como manter o sofá cheiroso com pet em casa, há boas práticas que podem nos ajudar nessa missão.
E a boa notícia é que nem precisamos recorrer a tutoriais cheios de produtos de limpeza diferentes. Apenas uma manutenção diária na limpeza já pode ajudar, e muito. Confira:
1. Aspire diariamente
Aspirar diariamente pode ser um bom ponto de partida para manter o sofá cheiroso com pet em casa. Sabe por quê? Porque o pet pode acabar expelindo sujeirinhas, fluidos e, claro, pelos, que podem causar mau cheiro quando não forem removidos da superfície do sofá.
Por isso, o uso do aspirador pode ser bem-vindo. E lembre-se: esse uso também irá remover células mortas e sujeira da nossa própria pele, o que também é importante para um estofado sempre limpinho.
Veja também: Como limpar o estofado da cadeira?
2. Aplique um pouquinho de amaciante com álcool
Diariamente, você pode fazer uma limpeza levemente úmida com amaciante e álcool. Veja a mistura:
- Separe um borrifador e acrescente 100 ml de água limpa;
- Coloque uma colher de chá bem cheia de amaciante;
- Coloque uma tampinha de álcool nessa mistura;
- Agite bem;
- Borrife no seu sofá, usando um paninho para espalhar;
- Se houver áreas mais críticas, dê mais atenção a elas.
Essa limpeza, que pode ser diária, inclusive, vai remover bactérias, sujeiras mais impregnadas e ainda deixará o cheirinho do amaciante.
Apenas lembre de testar a mistura em um cantinho escondido, para não correr o risco de manchar o seu sofá.
Confira também: Dicas para limpar o azulejo das paredes
3. Deixe o estofado em uma área ventilada
Lembre-se de que o ambiente onde o sofá está pode fazer toda a diferença. Se você o deixar em uma área muito fechada e com pouca ventilação, há grandes chances de ele se manter mais úmido e proliferar mais fungos e bactérias.
Em contrapartida, um ambiente mais arejado pode ajudar a evitar que o odor dos pets fique impregnado no sofá.
4. Limpe qualquer sujeira imediatamente
Seu pet fez xixi no sofá? Derrubou alguma coisa? Levou um petisco para comer no sofá, sendo que não deveria? Tudo isso deve ser limpo o quanto antes. Afinal, quanto mais o tempo passar, maiores serão as chances de o odor acabar impregnado no tecido.
5. Lembre-se do adestramento
Outra dica que pode ajudar a manter o sofá cheiroso com pet em casa é investir no adestramento. Sabe por quê? Porque isso pode te ajudar na hora de educar o seu pet e fazer com que ele não fique fazendo xixi no sofá, por exemplo.
Considere essas dicas e boa sorte na hora de manter a sua casa sempre limpinha e mais cheirosa para toda a família!
Veja também: Erros na hora de limpar a cozinha: Será que você comete?