Existem alguns erros ao hidratar os cabelos que muitas pessoas cometem sem se darem conta disso. Por isso, preparamos este guia com algumas informações que podem te ajudar a evitar esse tipo de problema, garantindo fios mais bonitos e bem cuidados. Confira!
Evite estes erros ao hidratar os cabelos
Os erros ao hidratar os cabelos podem ser silenciosos e, ainda, fazer com que acreditemos que estamos fazendo da forma certa. Quer um exemplo? Usar produto demais!
Muita gente usa, achando que a quantidade irá impactar no resultado positivamente, mas nem sempre é assim.
Além disso, outros pontos devem ser considerados, como:
1. Não lavar o cabelo antes
Usar o produto hidratante diretamente nos fios, sem lavá-los primeiro, pode fazer com que os cremes não penetrem na fibra capilar, impedindo que o produto possa agir de forma efetiva.
Por isso, é importante lavar com um shampoo de qualidade primeiro, antes de qualquer coisa.
2. Usar água muito quente
Não lave os fios com água quente na hroa de remover o produto hidratante. Afinal, a água quente pode abrir excessivamente as cutículas dos cabelos, fazendo com que os nutrientes acabem sendo perdidos.
Veja também: Como fazer a tinta durar mais tempo nos cabelos?
3. Exagerar na quantidade de produto
Exagerar na quantidade de produto, como vimos, não é o mesmo que hidratar mais. A quantidade exagerada pode, ainda, piorar a situação: deixar os fios super oleosos, pesados, opacos, enfim!
Por isso, lembre-se de sempre ler as recomendações da embalagem, usando a quantidade que está descrita no passo a passo.
Nunca podemos nos esquecer da premissa que diz que quantidade não é o mesmo que qualidade, não é mesmo?
4. Aplicar produto inapropriado na raiz
Se o produto hidratante não é indicado para o couro cabeludo e para a raiz do cabelo, não o aplique nessa área! Ele poderá pesar os fios, obstruir os poros, ocasionar o aparecimento de maior oleosidade, e assim por diante.
Fique atento quanto a isso!
5. Não dividir o cabelo
Aplicar em uma única mecha grande é mais um dos erros ao hidratar os cabelos que muita gente comete. Pode até parecer que funciona, mas a verdade é que grande parte dos fios não poderá receber o hidratante que você aplicou, por estarem “embolados” em outras mechas.
Por conta desse efeito, o ideal é que você divida mecha por mecha, garantindo que todo o cabelo receba o produto.
Leia mais: É possível deixar a casa brilhando com o secador de cabelo? Confira 10 dicas infalíveis!
6. Usar produtos inadequados
Usar qualquer creme que você vir pela frente pode não ser a melhor opção. Há grandes chances de acabar usando um produto inadequado, que não tem benefícios para o seu tipo de cabelo. Opte sempre por opções indicadas às suas necessidades.
7. Não remover todo o produto no fim
Por fim, quem nunca cometeu o erro de deixar um pouquinho de produto no cabelo, na hora de enxaguar, como se isso fosse potencializar a hidratação?
Se o produto é retirado dos fios após o uso, ele deve ser retirado! Se mantido, poderá causar oleosidade, peso nos fios e um aspecto nada bonito. Lembre-se sempre disso e cuide bem das suas madeixas!
Leia também: LISO NATURAL: Dê adeus a progressiva e tenha cabelos lisos de forma natural