Se você tem um espaço sobrando em casa, saiba que dá para montar um quarto de brinquedos para seus pequenos, criando um ambiente incrível para as crianças.
O melhor? Dá para fazer isso de maneira simples e econômica. A seguir, você confere 5 dicas para colocar essa tarefa em prática, garantindo um espaço único. Acompanhe!
Por que ter um quarto de brinquedos?
É muito provável que você esteja se perguntando por que ter um quarto de brinquedos. A resposta é simples: ele é benéfico tanto para as crianças como para os pais.
Não é para menos, afinal, contribui para a organização da casa, evitando que brinquedos fiquem soltos por todos os cômodos. Ao adotar essa ideia, dá para manter tudo em um só lugar.
Já para as crianças, garante-se um espaço próprio e seguro para brincar. É um local lúdico, que ajuda no desenvolvimento físico e cognitivo. Por isso, vale muito a pena montar um quarto de brinquedos em casa.
5 dicas para montar quarto de brinquedos em casa
Mas, afinal, como colocar essa ideia em prática? Isso é mais simples do que muitos pensam! Abaixo, você confere dicas infalíveis para montar um quarto de brinquedos em casa, gastando pouco:
-
Escolha móveis simples para dispor os brinquedos
Os brinquedos não devem ficar espalhados no chão, senão há um risco alto de desorganização e acidentes. O ideal é deixá-los em móveis simples, que são acessíveis pela criança e, principalmente, têm preço mais baixo.
É o caso dos nichos, bem como das prateleiras. Esses móveis têm instalação simples e são baratos, por isso valem muito a pena o uso. Além disso, possibilitam aproveitar o espaço vertical do cômodo, conseguindo guardar muitos brinquedos, ainda que seja uma área pequena.
Se quiser ousar na decoração, deixando-a ainda mais lúdica, considere escolher prateleiras e nichos com design diferente e coloridos. Também dá para variar na instalação, colocando os móveis na diagonal ou outra disposição de sua preferência.
-
Aposte em organizadores
Os organizadores são fundamentais, pois é neles que você vai guardar os brinquedos. Entre as principais opções, destaque para o baú, principalmente o decorado, que dá um charme a mais para o espaço.
Outra dica que funciona bem é usar cestos de brinquedos, assim como caixas organizadoras para armazenar itens pequenos. Sempre que possível, escolha organizadores transparentes, para que a criança identifique rapidamente seu conteúdo.
-
Tenha tapetes, cadeiras ou pufes no quarto de brinquedos
A criança precisa de um lugar confortável para se sentar ao brincar, por isso é importante ter tapete, cadeira ou pufe no espaço. Sobre o tapete, o de EVA é a melhor escolha. É barato, simples de limpar e colorido, ajudando a transformar a decoração.
Sobre a cadeira ou pufe, escolha sempre os mais confortáveis. Inclusive, para economizar nesse quesito você pode reaproveitar móveis que estão sem uso em um outro canto da casa ou garimpá-los em uma loja de móveis usados.
-
Decore a parede
Quer tornar o espaço ainda mais especial? Considere decorar a parede do quarto de brinquedos. Existem várias formas de fazer isso, sendo uma das mais baratas o uso de adesivos.
Há desde adesivos simples, como os de forma geométrica, até alternativas grandes, como se fossem painéis. Se tiver habilidades artísticas, vale a pena pintar a parede, fazendo desenhos nela.
-
Escolha os brinquedos perfeitos
Para finalizar, escolha os brinquedos perfeitos para a criança. Considere sua idade e fase de desenvolvimento para eleger os ideais. Sempre que possível, escolha brinquedos educativos, pois estimulam a cognição e o desenvolvimento físico.
Viu só como é fácil e econômico montar um quarto de brinquedos em casa? Siga nossas dicas e arrase, montando um espaço encantador!