Sem dúvidas, o cuscuz é um alimento bastante comum em diversas regiões do país e muitos amam fazer receitas com ele. Mas, muitos também fica na dúvida se ele engorda ou emagrece e buscam saber sobre a informação nutricional e calorias por esse motivo. Então, veja seguir essas informações e saiba se pode ou não comer o alimento de forma tranquila.
Cuscuz: Informação nutricional e calorias
Primeiro, para quem não sabe o cuscuz se trata de um preparo de sêmola com cereais, principalmente, feito com trigo, além de farinha, como por exemplo, milho, polvilho ou mandioca. Além disso, o ingrediente é produzido no Brasil fazendo o processamento da farinha de milho. Além disso, as versões podem ser incrementadas com outros ingredientes, como por exemplo, temperos aromáticos, leite, legumes, carnes e entre outros.
Além do mais, o preparo do alimento antes era feito de forma artesanal, incluindo a moagem do milho feita em casa. No entanto, com a popularidade do alimento e para atender à preferência de cerca de 95% dos brasileiros, passou a ser necessário a introdução da produção de forma industrial.
A seguir, veja quais são os valores nutricionais para cada 100 gramas do alimento, de acordo com dois tipos de receitas. Primeiro, para o cuscuz de milho cozido somente com sal, ele terá 113 kcal e 475 kJ, além de 71,1% de umidade, 0,7 g de lipídeos e 2,2 g de proteína. Nele você encontra também 25,3 g de carboidratos, 2 mg de cálcio, 2,1 g de fibra alimentar, 3 mg de magnésio, 0,2 g de monoinsaturados, 0,2 g de saturados e 0,3 g de poli-insaturados.
Mas, se você optar por fazer um cuscuz paulista, osvalores serão diferentes, tendo 142 kcal e 595 kJ e 68,9% de umidade, além de 2,6 g de proteína, 15 mg de colesterol, 4,6 g de lipídeos, 22,5 g de carboidratos, 2,4 g de fibra alimentar, 5 mg de magnésio, 14 mg de cálcio, 1,8 g de saturados; 1,8 g de monoinsaturados e também 0,8 g de poli-insaturados.
Desse modo, o cuscuz em si não tem a capacidade de diminuir ou aumentar o seu peso, na realidade. Isso, ocorrerá somente se você comer o alimento de forma exagerada. Ou, caso coloque muitos acompanhamentos calóricos na receita ao prepará-la. Portanto, o fato de ser um alimento nutritivo, faz dele bastante benéfico para a saúde também, sendo melhor que outros alimentos feito com farinha branca.
Receita de delicioso cuscuz Paulista:
A seguir veja a receita de delicioso cuscuz paulista e faça em sua casa para toda família, experimente hoje mesmo:
Ingredientes
- Farinha de milho (2 kg);
- Farinha de mandioca (1,8 kg);
- Óleo (250 ml);
- Azeitonas verdes (1 xícara de chá);
- Seis ovos cozidos cortados em rodelas;
- Cinco tomates picadinhos;
- Duas latas de sardinha em conserva picada (retire o óleo);
- Duas latas de ervilha sem a água da conserva;
- Duas xícaras de chá com salsinha fresca picada;
- Cinco litros de água.
Para preparar a receita, comece colocando dentro de uma panela o óleo e deixe refogar por mais ou menos 10 minutos com os tomates, as sardinhas, as azeitonas, a ervilha e o sal. Depois, coloque aos poucos a água e adicione a salsinha e os ovos.
Agora, adicione devagar a farinha de milho e depois a farinha de mandioca e misture até começar a ver o fundo da panela ou a massa começar a se desprender com facilidade. Logo depois, adicione a mistura em um recipiente no formato que desejar, aguarde esfriar e sirva.
Faça também o cuscuz apenas com sal:
Agora, faça também o cuscuz apenas com sal, pois, é uma opção ideal para quem deseja o alimento menos calórico e delicioso ao mesmo tempo.
Ingredientes
- Farinha de milho floculada amarela (2,5 kg);
- Sal (60 g);
- Água (2,5 l).
Agora, comece o preparo da receita colocando a farinha de milho floculada dentro de uma panela com água e espere por 10 minutos. Logo depois, adicione em fogo médio apenas com sal por cerca de 30 minutos e depois mexa devagar e sem parar, até o fundo da panela começar a aparecer ou a massa começar a desprender com mais facilidade. Por fim, aguarde esfriar e sirva como desejar.
Saiba como adicionar o cuscuz em sua dieta:
Portanto, caso queira adicionar o cuscuz em uma dieta equilibrada e saudável, basta o preparo ser feito puro ou com alimentos pouco calóricos. Portanto, o ideal é evitar adicionar no preparo alimentos embutidos, como por exemplo, salsichas, presunto, mortadela e frituras. Na verdade, é sempre importante buscar por ajuda de um profissional capacitado para definir o que comer ou não em uma dieta.
Na verdade, normalmente, o ideal é evitar exagerar nos alimentos com altos teores calóricos, não sendo o caso do cuscuz. Portanto, a quantidade consumida do cuscuz dependerá da sua dieta e da quantidade dos nutrientes que precisa ingerir para compor a sua alimentação.
O ideal é sempre buscar o equilíbrio e não focar apenas nos valores calóricos de cada alimento. Além disso, você pode variar a ingestão dos nutrientes fazendo o seu cuscuz também de forma diferente. Então, opte por receitas com o cuscuz que sejam mais saudável, caso o seu objetivo seja perder peso ao invés de ganhar.
Veja a seguir em nosso site outras receitas deliciosas e fáceis de fazer como, por exemplo, essas receitas de galinhada.