Está difícil conseguir fritar sem sujar a cozinha? Calma, sem desespero! Saiba que existe um truque simples que pode ajudar a minimizar aqueles respingos indesejados que a gordura sempre dá quando vamos preparar um almoço ou uma janta.
Neste texto, vamos te ajudar a colocar em prática essa diquinha, além de apresentar algumas sugestões do que fazer caso o respingo aconteça em outras situações, quando você não puder colocar o truque em prática. Vamos lá?
Leia também: INACREDITÁVEL: As 7 Moedas de 50 Centavos que valem até R$25MIL
Como fritar sem sujar a cozinha?
Para fritar sem sujar a cozinha, é preciso ter em mente que este truque que vamos te ensinar pode mudar um pouquinho a textura do alimento que está sendo preparado. Por isso, é importante testar em uma pequena porção primeiro, para que você possa avaliar se realmente gosta da ideia ou não, está bem?
Apenas depois desse teste é que você poderá validar se o truque é ideal para a sua família ou não. Afinal de contas, como cada um tem o seu próprio gosto, pode ser que você acabe não concordando com o truque, e tudo bem! Com isso em mente, vamos ao passo a passo:
- A primeira coisa que você deverá fazer é despejar o óleo na panela, normalmente. Lembrando que é importante usar um óleo limpo. Nada de reaproveitar o óleo de cozinha, especialmente se queimado e sujo, hein? A sua saúde agradece;
- Depois disso, coloque cerca de uma colher rasa de trigo no óleo ainda frio. Sim, isso mesmo! Mexa bem para que o trigo possa acabar se dissipando no óleo, da forma mais homogênea possível. E se der bolinhas? Não se preocupe, você poderá seguir mesmo assim;
- Assim que o seu óleo atingir o ponto de fritura, ou seja, ficar bem quentinho, você deverá dar continuidade ao processo normalmente. Nesse caso, poderá colocar a sua comida para fritar, sem que ocorra todos aqueles respingos intermináveis. Super prático, concorda?
Lembrando, novamente, que o sabor do alimento pode mudar um pouquinho, por conta da interação com o trigo. Por isso, esse truque de fritar sem sujar a cozinha pode não ser o ideal em todos os casos. Cabe a cada um fazer o teste e verificar o que pode ser mais agradável ao paladar ou não.
Caso você acredite que o seu preparo de hoje não combina com esse truque, continue lendo para aprender uma forma prática de limpar a cozinha que respingou de fritura. Veja a seguir!
Veja mais: Donuts sem fritar, apenas 3 ingredientes e sem açúcar
Como limpar os respingos de gordura?
O segredo está em unir duas coisas: água quente e detergente neutro. Se você usar um pano macio, embebido nessa mistura, para esfregar as superfícies que ficaram respingadas, pronto! Tudo será removido com facilidade.
A água precisa estar em um ponto confortável para você colocar a mão, ok? Ou seja, não deve estar fervendo. Até porque, a água fervendo poderia acabar danificando os seus móveis ou piso da cozinha.
Seguindo essa diquinha básica, mas poderosa, será mais fácil fritar sua comidinha e aproveitar uma refeição em família, apesar dos respingos.
Leia mais: 5 formas de usar água sanitária na faxina