Por estranho que pareça, defeitos em moedas são umas das características que mais contribuem para uma moeda ser valiosa aos olhos dos colecionadores. Além, é claro, da raridade que a edição oferece, e o momento histórico de fabricação da moeda. Se você possui moedas com erros de cunhagem, fica aqui pra conferir se elas se enquadram na lista dos 5 defeitos em moedas brasileiras que valem bastante dinheiro!
Defeitos em moedas brasileiras que aumentam seu valor
- Falha do disco liso (em um dos lados que fica sem cunhagem);
- Defeitos de metal – moedas que foram cunhadas em um metal diferente do previsto, como uma moeda de aço inoxidável ao invés de bronze;
- Batida dupla – cunho duplo, ou seja, informações duplicadas;
- Erros de planchet – acontece quando a peça de metal usada para criar a moeda tem defeitos, como rachaduras, lascas, ou é de tamanho ou forma incomum;
- Reverso 180° invertido – reverso ponta a cabeça depois do giro.
Você tem uma moeda com algum desses defeitos em casa? Explore a internet para entender se a sua moeda é valiosa e pode ser vendida para colecionadores!
Por que defeitos em moedas são tão valiosos para colecionadores?
A pergunta que não cala é: o que tem de tão atraente em moedas com erros de cunhagem?
Há algumas respostas para essa pergunta:
- Raridade: erros de cunhagem são relativamente raros. Afinal, eles acontecem quando ocorre um problema durante o processo de fabricação de moedas. Logo, as moedas com erros são menos comuns em comparação às moedas produzidas corretamente, fazendo com que se tornem mais atraentes para colecionadores!
- Curiosidade e interesse: os colecionadores são atraídos, na maioria das vezes, por itens incomuns e únicos. Contar com peças distintas em sua coleção é o que a torna icônica.
- Valor histórico: não é segredo que a maioria dos colecionadores de moedas raras são curiosos e apaixonados por história. Muitas vezes, os erros de fabricação e defeitos em moedas contam uma história interessante sobre o processo de fabricação da moeda e até mesmo o momento histórico de sua fabricação.
3 MOEDAS BRASILEIRAS valorizadas pelos seus defeitos
- Moeda de 25 centavos de 1998 com erro de cunhagem: no ano de 1998, durante a fabricação das moedas de 25 centavos, algumas unidades foram cunhadas com erros de alinhamento ou estampagem dupla, considerados defeitos em moedas bastante valorizados para colecionadores!
- Moeda de 5 centavos de 2003 com defeitos de planchet: algumas moedas de 5 centavos dessa época foram afetadas com rachaduras ou imperfeições no metal, anomalias interessantes e valiosas para coleções.
- Moeda de 1 real de 1995 com erro de metal: uma série limitada de moedas de 1 real em 1995 foi cunhada com um metal diferente do comum, resultando em uma aparência diferente e um peso ligeiramente distinto, uma peculiaridade interessante!
Como saber se minha moeda é valiosa?
Para entender se sua moeda é valiosa, é preciso fazer uma identificação precisa dela, incluindo seu país de origem, ano de cunhagem, valor da face e qualquer outra característica relevante, como o tipo de metal usado na sua fabricação.
Logo, faça uma pesquisa de mercado para entender o valor aproximado da sua moeda. É fácil fazer essa pesquisa na internet, principalmente em marketplaces online como Mercado Livre, Enjoei e Shoppe. Eles são ótimos sites para você conferir o valor da sua moeda e até mesmo vendê-las por lá.
Você também pode entrar em contato diretamente com colecionadores que estão interessados em adquirir moedas valiosas. Existem diversos colecionadores dispostos a pagar um bom preço por essas raridades. O portal Notícias Concursos também está comprando moedas valiosas, desde que sejam moedas com erros. Veja mais detalhes em: Vender Moedas
É importante entender que as características mais importantes para determinar se uma moeda é valiosa são a sua raridade, frequência de circulação e estado de conservação. Moedas em excelente estado de conservação tendem a valer mais do que aquelas desgastadas ou danificadas (exceto nos casos em que os defeitos em moedas são da própria fabricação).