Dentre as moedas mais valorizadas por colecionadores estão as de pequena tiragem, baixa circulação e com erros de cunhagem! Isso mesmo, moedas com defeitos de produção tendem a ser mais valiosas, justamente pela sua raridade. É isso que faz essas 5 moedas de 25 centavos serem tão valiosas para os apaixonados por numismática! Veja quais são:
5 Moedas de 25 centavos mais valiosas
Confira a lista das 5 moedas de 25 centavos mais valiosas do país, e quais características as tornam tão únicas:
1- 25 centavos de 1998
A primeira da lista, a moeda de 25 centavos de 1998, pode valer até R$2.700 em 2024! Sua valorização ocorreu graças às suas características únicas, como o primeiro presidente do Brasil, Manuel Deodoro da Fonseca, retratado em uma de suas faces.
Ou seja, é uma moeda que carrega uma história importante para o nosso país, o que faz com que ela seja atraente não apenas para colecionadores mas também para historiadores.
A moeda teve uma cunhagem limitada de 43 milhões de moedas, e por isso, as chances de achar uma dessas hoje em dia são bastante escassas, aumentando seu valor.
2- 25 centavos de 1994
Produzida 4 anos antes da primeira da lista, temos a moeda de 25 centavos de 1994. Ela tem despertado a atenção de muitos colecionadores por causa de um pequeno defeito de cunhagem, que, como explicado acima, é algo que valoriza bastante uma moeda.
Esse pequeno defeito pode multiplicar seu valor. Para entender sua história, a moeda em questão faz parte da primeira família das moedas brasileiras após a implantação do Plano Real.
Foi cunhada em aço inoxidável e possui diâmetro de 23,5mm e peso de 4.78g. Sua borda é lisa e o desenho do verso apresenta a efígie da república.
O defeito de cunhagem que torna a moeda tão valorizada é conhecido como “data vazada”, que ocorre quando a indicação do ano aparece de cabeça para baixo embaixo do nome “centavos”.
3- 25 centavos de 1922 “Cabeça de Vento”
Agora, trazendo moedas mais antigas para a nossa lista de 5 moedas de 25 centavos brasileiras valiosas, temos a moeda de 25 centavos de 1922, conhecida por “Cabeça de Vento”. Vale conferir se sua avó guarda uma dessas!
Esse apelido foi dado por causa de um erro de cunhagem que a tornou peculiar. Ao invés de apresentar a efígie do presidente da época, Epitácio Pessoa, como era de costume, a moeda trazia uma imagem com a coroa imperial, representando Dom Pedro II.
Esse erro foi resultado de uma confusão na Casa da Moeda, que utilizou matrizes antigas para produzir a moeda de 25 centavos de 1922. E a descoberta desse defeito causou um alvoroço entre os colecionadores, tornando essa moeda uma das mais raras e cobiçadas brasileiras.
4- 25 centavos de 1939 “Caramuru”
Essa moeda recebe o apelido de “Caramuru” pela sua peculiaridade temática. Ao invés de retratar figuras políticas ou símbolos nacionais, ela homenageia o lendário personagem Caramuru, também conhecido como Diogo Álvares Correia, um dos primeiros europeus a viver no Brasil.
A imagem é acompanhada por uma sereia, fazendo referência a lenda da sereia Iara, adicionando um toque de mitologia brasileira! A combinação dessa temática incomum e a tiragem limitada faz com que essa moeda seja bastante valorizada entre os colecionadores.
Afinal, ela captura um pedaço rico da cultura do Brasil! Sendo uma moeda interessante também para os historiadores.
5- 25 centavos de 1945 “São Francisco”
Por último na lista, temos a moeda de 25 centavos de 1945, conhecida como “São Francisco”, pela presença da imagem da estátua de São Francisco de Assis no seu reverso.
Ela foi emitida durante o período de governo de Getúlio Vargas, e possui um simbolismo especial, representando a devoção religiosa e a influência da Igreja Católica na cultura do Brasil.
Além da figura religiosa, a moeda também exibe o Brasão de Armas do Brasil e a data de emissão. A moeda obteve uma tiragem limitada. Esses dois fatos contribuíram para sua valorização.
Atualmente, é uma das moedas mais procuradas por colecionadores brasileiros.
https://dicaparatudo.com.br/2023/12/07/detalhe-em-moeda-antiga-pode-valer-ate-r-400-entenda-o-porque/