Confira 5 moedas raras para adicionar à sua coleção, que talvez você nunca tenha ouvido falar sobre! Num mundo com uma história tão vasta de economias de países diferentes, existem muitas moedas que são consideradas raras e valiosas, numa lista que nunca acaba, para diversificar cada vez mais sua coleção, trazendo vida e história. Vale deixar claro que todas são brasileiras!
Lista de 5 moedas raras para adicionar à sua coleção
Confira 5 moedas raras para conhecer e adicionar à sua coleção:
1- 20.000 Réis de 1724
Vamos começar nossa lista pela moeda de ouro de 20.000 Réis de 1724, cunhada durante o reinado de Dom João V. Foi produzida na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, e é uma das mais cobiçadas pelos numismatas brasileiros.
Ela possui o peso substancial de 22,2 gramas e um diâmetro de impressionantes 40 milímetros. É uma peça notável por sua beleza e valor intrínseco.
2- 5 centavos de 1999
Agora falando sobre uma moeda mais atual, temos a moeda de 5 centavos de 1999. Ao contrário de grande parte das moedas desse valor do Plano Real, apenas a data de 1999 teve uma tiragem pequena.
O que faz com que ela seja mais valiosa aos olhos de colecionadores, e uma ótima opção para diversificar sua coleção.
3- 500 Réis de 1911
Voltando para as moedas mais antigas, temos a moeda de 500 réis de 1911, que tem uma das menores tiragens da nossa lista, com apenas 8.000 moedas!
Por isso, ela faz jus aos seus valores, que costumam variar entre R$350,00 e R$1900,00. Já imaginou encontrar uma dessas a venda?
4- Moeda de 1 real 1998
A moeda de 1 real de 1998 comemora 50 anos de declaração de Direitos Humanos. Possui uma tiragem bem baixa de apenas 600 mil moedas, e é bem rara de encontrar hoje em dia, e está na lista das mais procuradas por colecionadores que buscam por moedas do plano real.
5- 200 Réis de 1849
Finalizando nossa lista de 5 moedas raras para sua coleção, temos a famosa moeda de 200 réis de 1849, conhecida pelos colecionadores pelo nome “Olho de Boi”. Ela ganhou esse apelido devido ao seu desenho peculiar, que apresenta um padrão radial semelhante a um olho de boi.
Além da sua singularidade estética, essa moeda é bastante valorizada por sua escassez e importância histórica durante o reinado de Dom Pedro II. Para quem é apaixonado por história, certamente é uma moeda bem interessante!
Onde acontecem as vendas de moedas?
As vendas de moedas raras são realizadas em vários locais, tanto físicos quanto online. Veja alguns dos lugares mais comuns para esse tipo de comercialização:
- Casas de leilão especializadas: existem casas de leilão especializadas que realizam eventos que chamam a atenção de colecionadores e investidores do mundo todo;
- Feiras e convenções numismáticas: além das casas dedicadas a vendas de moedas raras, também existem feiras e convenções com a mesma finalidade, proporcionando oportunidades de negócios de moedas valiosas;
- Lojas de numismática: também temos as lojas especializadas em numismática que oferecem uma variedade de moedas antigas e valiosas, e na maioria das vezes essas lojas têm proprietários e funcionários experientes que entendem bem do assunto para fornecer orientação!
- Plataformas online: as plataformas online são a maneira mais prática e fácil de comercializar moedas. Você consegue encontrar moedas raras a venda em marketplaces como Shoppe, Mercado Livre, Enjoei, eBay, entre outros. Mas, geralmente esses sites podem reunir um público que não tem tanto entendimento sobre o assunto.
- Grupos de Redes Sociais e Fóruns: outra alternativa prática e 100% digital são os grupos de redes sociais e fóruns destinados a esse nicho, que são ótimos ambientes para comercializar com outros colecionadores.
Além das moedas brasileiras, também existem diversas moedas raras e valiosas espalhadas pelo mundo todo, de países europeus ou de outros continentes, que também podem complementar bastante a sua coleção.