Reduzir o desperdício de comida pode ser desafiador, mas existem estratégias que podemos colocar em prática para atingir esse objetivo.
O segredo está na organização e dedicação aos cuidados com a casa, de modo que possamos encontrar as maiores fontes de desperdício e, a partir disso, saná-las.
Neste texto, vamos te ajudar a colocar em prática algumas ações positivas nesse contexto. Acompanhe para saber mais!
Aprenda a reduzir o desperdício de comida em casa!
Para reduzir o desperdício de comida em casa, é muito importante que toda a família participe dessa proposta. Afinal, de nada adianta uma única pessoa cuidar, e o restante não dar atenção, concorda?
Por isso, conscientize a sua família e veja algumas dicas que podem ajudar nessa missão:
1. Planeje as refeições
O planejamento das refeições é um bom ponto de partida. Quando sabemos a quantidade ideal para cada membro da família, podemos cozinhar na medida certa, evitando excessos que, mais tarde, podem acabar sendo descartados de forma ruim.
Por isso, comece a analisar e experimente montar um verdadeiro cardápio para toda a família. Isso pode fazer muita diferença no fim das contas!
Veja mais: Essa receita de cachorro-quente no palito é tudo que eu precisava para servir como petisco
2. Armazenamento adequado
O armazenamento adequado dos alimentos é outro ponto de atenção que, infelizmente, muitas pessoas acabam negligenciando.
Pois pare e pense: se você armazenar um alimento de forma errada, como será possível fazer com que ele dure o tempo que precisa para ser consumido? Pois é!
Verifique sempre a forma de armazenar cada alimento, analisando se deve ser posto na geladeira ou não; qual o tipo de recipiente adequado; e assim por diante.
3. Transformação das sobras
A transformação das sobras também pode ajudar a reduzir o desperdício de comida. Por exemplo, se sobrou muito arroz do almoço, que tal fazer bolinho de arroz no dia seguinte?
Você não precisa descartar o que não foi consumido na refeição em questão, mas, sim, pode transformar de diferentes formas.
Fique sempre atento ao período que determinado alimento cozido pode ser guardado, e use isso ao seu favor para evitar o desperdício.
Leia também: Massa de bolo de chocolate grande; 35 pedaços de pura perfeição
4. Congelamento dos alimentos
Você também pode optar por congelar alimentos que já foram preparados, mas não foram completamente consumidos.
Pesquise o tempo de armazenamento ideal para cada caso, e use sempre recipientes que sejam realmente de qualidade e proporcionem uma proteção para o alimento, combinado?
Guarde com etiquetas para facilitar a localização no freezer e veja como isso pode, ainda, facilitar o dia a dia na cozinha!
5. Doação quando possível
Por fim, para reduzir o desperdício de comida, também podemos doar para instituições específicas quando nos deparamos com a validade do alimento muito próxima.
Dessa maneira, evitamos de jogar fora a comida e ainda oferecemos uma alimentação digna e de qualidade para tantas pessoas que precisam.
Que tal apoiar esse tipo de causa? Acredite, isso pode fazer uma grande diferença, por mais pequena que você possa achar que a sua doação é hoje! Pense nisso!
Veja mais: Bolo de iogurte natural sem glúten: leveza e sabor para todos os momentos