Montar enxoval de bebê não é tarefa fácil, ainda mais para quem será pai e mãe pela primeira vez. São muitas dúvidas, como o que é indispensável, o que pode ser deixado de lado, quantidades, entre outras.
Porém, não precisa desanimar! Essa tarefa pode se tornar mais simples se você seguir dicas especiais. Aqui, apresentamos 5 infalíveis para te ajudar a montar enxoval de bebê. Vamos juntos nessa?
Como montar enxoval de bebê: 5 dicas preciosas para te ajudar
Existem dicas que facilitam a montagem do enxoval do bebê, reduzindo a possibilidade de erros e gastos desnecessários. Confira, a seguir, quais são:
1. Comece com antecedência
Se você deixar para montar enxoval de bebê na última hora, há um grande risco de se esquecer de algo importante. Portanto, comece com antecedência, o que evitará problemas.
O ideal é que inicie a partir do quarto mês de gestação, o que possibilita elaborar uma lista e ir comprando os itens com calma. Isso faz a diferença, ajudando a economizar, principalmente com itens caros.
2. Crie listas por categorias
Quando você separa os itens do enxoval por categoria, fica mais fácil saber o que comprar. Conforme for garantindo tudo o que precisa, vá riscando os itens. Você deve fazer uma lista para roupas e ela deve incluir peças como:
- Body com e sem manga
- Calça
- Casaquinhos
- Luvas
- Macacão com e sem manga
- Mantas
- Meia
- Saída de maternidade
- Toucas
Em seguida, faça uma lista com produtos de higiene e saúde, garantindo que tenha todos para quando precisar. Veja o que comprar:
- Banheira
- Cotonetes e algodão
- Escova e pente de cabelo
- Fraldas
- Lenços umedecidos
- Paninho de boca e ombro
- Pomada para prevenção de assaduras
- Sabonete líquido e shampoo para bebê
- Termômetro
- Tesoura de unha sem ponta
- Toalhas de banho
- Trocador
Seu próximo passo é montar uma lista de itens para o quarto, o que abrange desde a roupa de cama até outras peças. Confira o que garantir:
- Berço
- Colchão
- Jogo de cama infantil
- Cobertor e edredom
- Travesseiro para bebê
- Protetor de berço
- Mosquiteiro
- Cabides
- Babá eletrônica
Por fim, elabore uma lista com itens que a criança utilizará no dia a dia para a alimentação. O ideal é que tenha em casa as seguintes peças:
- Babador
- Cadeira de alimentação
- Escova de limpeza da mamadeira
- Mamadeiras para diferentes tipos de bebida
- Potes para papinhas e leite
- Pratos para papinha
- Talheres infantis
Essas são somente sugestões de listas de itens essenciais para o enxoval do bebê. Você pode personalizá-las, inserindo o que acha que faz mais sentido para sua realidade.
3. Acerte na quantidade de peças
Sobre as quantidades, dê preferência por comprar mais roupas, principalmente bodies, que são as peças que os bebês mais usam no dia a dia.
Tenha entre 15 e 20 bodies, calças, shorts e paninhos de boca e ombro (considerando cada peça). O restante dá para comprar em quantidade menor.
4. Priorize itens de maior necessidade
Nem sempre o orçamento permite comprar tudo de vez. A solução para isso é priorizar os itens de maior necessidade, o que ajudará a evitar endividamentos e garantir uma rotina mais confortável ao bebê, com tudo o que realmente precisa.
5. Faça um chá de bebê
Fazer um chá de bebê ajuda a economizar e reunir pessoas importantes para os pais e criança, celebrando essa etapa. Elabore uma lista com os itens que citamos aqui e disponibilize para os convidados. Assim, eles podem escolher o que dar de presente ao participar do evento.
Viu só como dá para simplificar esse processo de montar enxoval de bebê? Aproveite para conferir 5 dicas para decorar quarto infantil gastando pouco!