Moedas antigas ou aquelas que apresentam detalhes diferenciados ou até mesmo defeitos de cunhagem são itens considerados raros e valiosos para os colecionadores e apaixonados por numismática. Confira a moeda de 50 centavos valiosa que você pode ter em casa!
O que é numismática?
Numismática é a disciplina dedicada aos estudos e à coleção de moedas, cédulas ou objetos no geral relacionados à história da moeda. Os colecionadores e praticantes dessa atividade no geral, são chamados de numismatas. Eles se interessam não só pelo valor financeiro da moeda, mas também pelo seu valor histórico, artístico e cultural.
Moeda de 50 centavos de 2019: pode valer até R$1.350!
Acredite ou não, mas um dos fatores que mais contribuem para uma moeda ser considerada valiosa é o erro de cunhagem. Isso mesmo! Os defeitos em moedas, para colecionadores, não são considerados algo ruim, muito pelo contrário. Afinal, é um dos detalhes que contribuem para uma moeda ser única, e principalmente, rara.
Moedas com erro de cunhagem costumam ter uma tiragem limitada e pouca circulação, o que é um prato cheio para os apaixonados por numismática. Se você tiver alguma moeda com defeito em casa, já sabe o que fazer! Pesquise bem sobre seu valor, a partir de informações como o seu ano de fabricação, valor da face e país de origem. Quem sabe ela pode ser um item bastante procurado por colecionadores!
A moeda que apresentaremos neste conteúdo é a de 50 centavos de 2019, que pode valer até R$1.350! Mas calma, não é qualquer moeda de 50 centavos deste ano que possui esse valor, e sim a que conta com um erro de cunhagem. O erro dessa rara moeda é o que chamamos, no mundo da numismática, de erro de reverso rotacionado, ou invertida 180°.
É um erro que resulta em uma rotação incorreta da imagem ou texto em relação à orientação correta da imagem. Ou seja, a face da moeda fica girada em relação a sua borda de forma não intencional.
Ela também conta com outro erro: na sua face, abaixo de onde está escrito o seu ano de fabricação, no caso 2019, aparece a letra A, sem nenhum contexto, ou seja, um defeito de fabricação. E aí? Você tem essa moeda em casa?
Onde vender moedas?
Se você tem essa moeda de 50 centavos de 2019 ou alguma outra moeda rara em casa, vale bastante a pena pesquisar o quanto ela vale e vender para algum colecionador. Mas a pergunta é, onde consigo achar colecionadores? E a resposta é bem mais simples do que você imagina.
Plataformas online
As plataformas online são a forma mais rápida e prática de vender moedas. Ao colocar sua moeda à venda nesses sites, qualquer colecionador que fizer uma pesquisa na internet vai encontrar o seu anúncio. Os sites são:
- Shoppe: a Shoppe é um marketplace livre, onde todos podem vender os mais diversos objetos. É um site que reúne diversos públicos, e você consegue encontrar o que desejar.
- Mercado Livre: o Mercado Livre também segue essa mesma lógica. É um marketplace onde todos podem vender os mais diversos objetos, e encontrar compradores de qualquer nicho.
- Enjoei: a Enjoei é uma plataforma onde você pode vender objetivos, eletrônicos ou roupas usadas. Coisas que não possuem mais serventia pra você, mas podem ser muito úteis para outra pessoa!
- eBay: o eBay é um dos maiores marketplaces do mundo, onde você também consegue anunciar sua moeda e encontrar colecionadores de todo o mundo.
Grupos de redes sociais
No Facebook, existem vários grupos que reúnem os amantes de numismática. Ou seja, colecionadores que podem estar dispostos a comprar sua moeda! Há uma chance enorme de você conseguir vender sua moeda mais rápido nesses grupos, já que eles são bem nichados.
Casas de leilão especializadas
Existem várias casas de leilão especializadas em numismática, que organizam eventos que reúnem colecionadores de todo o mundo.
Lojas de numismática
Também existem as lojas focadas na venda de moedas ou cédulas relacionadas, onde você consegue vender sua moeda diretamente ao dono da loja.