Com o passar do tempo, os imóveis costumam apresentar um problema: rachaduras na parede. Isso é muito comum em casas e apartamentos antigos, mas também pode acontecer nos imóveis mais novos.
Se estiver em busca de dicas de como consertar rachaduras na parede, você está no lugar certo! Aqui, você confere um passo a passo completo para se livrar desse problema. Vamos juntos nessa?
Como surgem as rachaduras na parede?
Conhecer as principais causas das rachaduras na parede é importante, porque ajuda a eliminar esses problemas com maior eficiência. A seguir, indicamos os motivos mais comuns:
Infiltração
A rachadura pode surgir por conta de infiltrações. Quando elas ocorrem, a superfície fica com mofo, bolhas, fissuras, trincas e rachaduras, problemas que podem comprometer toda a estrutura e a saúde dos moradores.
Erro no reboco da parede
Você sabia que quando o reboco foi feito errado, há uma maior chance de ter rachaduras? Esse problema também é comum no uso de materiais de baixa qualidade para reboco.
Portanto, não economize nesse acabamento. Sempre que precisar rebocar uma parede, contrate profissionais para executar o trabalho, bem como use materiais de qualidade.
Alto fluxo de veículos no entorno
O fluxo elevado de veículos ao redor do imóvel também contribui para que se tenha rachaduras na parede, principalmente de automóveis pesados. Basta reparar que esse problema é bastante comum em imóveis localizados em avenidas.
Passo a passo de como consertar rachaduras na parede
O conserto de rachaduras na parede se tornará um processo mais simples se seguir nosso passo a passo para realizar essa tarefa. Abaixo, você confere detalhes e descobre como eliminar esse problema:
1. Separe os materiais para consertar rachaduras na parede
Ao separar os materiais, você garante que tenha tudo às mãos, evitando paradas no trabalho. Veja o que você precisa ter em casa para agilizar o processo:
- Espátulas de plástico e aço;
- Massa corrida;
- Argamassa;
- Lixa para massa corrida e concreto;
- Tinta;
- Pincel e rolo de pintura;
- Pano limpo;
- Equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção e máscara).
2. Prepare a parede para o conserto
Você deve preparar a parede para o conserto de rachaduras. Passe uma espátula sobre o local, removendo qualquer saliência que possa comprometer o resultado.
O ideal é deixar a parede o mais reta possível. Você também pode passar uma lixa no local, para remover quaisquer rebarbas. Em seguida, passe um pano limpo para tirar o excesso de pó.
3. Aplique a argamassa
Seu próximo passo é aplicar a argamassa, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Use uma espátula para facilitar esse processo, utilizando a argamassa para preencher o espaço da rachadura.
Para facilitar a aplicação, comece de cima para baixo, passando a espátula para remover qualquer excesso de produto. Finalizada a aplicação, aguarde o tempo de secagem, que normalmente é de cinco horas.
Notou que ainda dá para nivelar ainda mais a parede? Então, aplique mais uma camada após o tempo de secagem, repetindo todo o processo.
4. Passe a massa corrida
Recomenda-se passar uma camada fina de massa corrida em cima. Isso fará com que a tinta fixe melhor sobre a superfície. Após a aplicação, aguarde duas horas.
5. Lixe e pinte a parede
As últimas etapas são as de acabamento, o que envolve lixar e pintar a parede. Após lixar, passe um pano para remover o excesso de pó. Depois, pinte dando quantas demãos forem necessárias para ter uma boa cobertura.
É fácil, não é mesmo? Aproveite para conferir aqui outras dicas para cuidar de sua casa, mantendo-a em bom estado de maneira econômica e com muita praticidade!
É uma mão na roda! São icas sensacionais, que será de extrema ajuda, pra quem mora afastado da cidade, e não conta com mão de obra especializada. Muito obrigado , vcs são muito prestativos, com essa ajuda amiga! Deus o abençoe!