Quem quer começar uma carreira de sucesso no digital pode se deparar com uma grande dúvida: usar o Instagram ou Tiktok para produzir conteúdos? Como são duas plataformas diferentes, existe a possibilidade de trazerem resultados únicos, de acordo com as estratégias de marketing.
Portanto, se você não sabe qual das duas escolher, trouxemos um guia explicando os principais pontos, para te ajudar a definir. Então, não deixe de acompanhar este conteúdo até o final antes de tirar suas conclusões e escolher sua plataforma favorita.
Quais as diferenças do Instagram e TikTok?
O Instagram é a rede social desenvolvida pela Meta, para interação e publicação de conteúdos e compartilhamento de vídeos e fotos entre os usuários. Já o TikTok, nasceu como um editor de conteúdos, que ganhou um feed e o status de rede social para vídeos curtos.
Hoje, existem algumas diferenças importantes entre as duas plataformas, que competem pela atenção e materiais dos usuários. Por exemplo, o Instagram tem um foco em praticamente todos os materiais visuais de alta atração, enquanto que o TikTok permanece com foco nos vídeos e tendências virais.
Então, para escolher entre Instagram ou TikTok, é importante entender bem os conceitos básicos de cada uma das redes. Assim, você consegue aproveitar o melhor de cada uma delas, ou criar conteúdos que serão mais populares em uma, ou outra.
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Como decidir Instagram ou TikTok?
Se você quer vender algo, ou alcançar a fama, primeiro é preciso entender que tipo de pessoas compõem o seu público alvo. Essa faixa de possível audiência é fundamental para determinar seus planos de ação online. Depois, avalie sua audiência de acordo com alguns pontos importantes que deixamos nos próximos tópicos.
Público alvo
Ao longo dos anos, o Instagram se tornou uma plataforma excelente para vendas e conteúdos corporativos. Com a possibilidade de diferentes tipos de mídia, abrange um público com idade mais elevada do que o TikTok, o que é importante considerar ao decidir qual das redes sociais escolher.
Já o TikTok é uma plataforma exclusiva de vídeos, que possui uma audiência com uma faixa de idade mais expressiva entre o público jovem. Portanto, leve isso em consideração ao definir se irá começar pelo Instagram ou TikTok para produzir seus conteúdos.
Tipo de publicação – Instagram ou TikTok
Outra alternativa que pode te ajudar a definir se é melhor o Instagram ou TikTok é o tipo de publicação que cada plataforma oferece aos usuários. Afinal, dentro do Instagram é possível criar Reels, Stories, publicações fixas e até mesmo vídeos ao vivo para seus seguidores.
Já no caso do TikTok, a plataforma é mais dinâmica e não oferece a opção de publicações estáticas de fotos ou outras imagens. Porém, agora também apresenta os stories, com menos recursos que o Instagram, mas tendo uma dinâmica bem parecida com a ferramenta.
Ferramentas para criadores – Instagram ou TikTok
Em termos de ferramentas para criadores, o Instagram é uma das melhores ferramentas, com um suporte bem estruturado (principalmente para os membros verificados). Através dele, é possível acompanhar em tempo real as métricas das suas publicações, e ter uma noção de como seus posts estão rendendo.
No TikTok, as métricas não fluem em tempo real, e demoram um pouquinho mais para carregar. O Suporte é um pouco menos acessível e o valor para impulsionar os conteúdos é mais caro que a concorrente. Porém, a quantidade de ferramentas também é excelente, na hora de escolher entre Instagram ou TikTok.
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Monetização
Em termos de monetização, as duas plataformas apresentam grandes diferenças também. Já de primeira impressão, é preciso lembrar que viralizar e monetizar conteúdos se tornou mais acessível no TikTok do que no Instagram, até mesmo por conta dos presentes em live.
Portanto, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com a plataforma, considere bem essas diferenças antes de escolher pelo Instagram ou TikTok. Afinal, a primeira rede social apresenta a opção de ganhar presentes em vídeos, mas com um valor um pouco mais alto que a segunda.
Além disso, as lives monetizadas se tornaram um grande sucesso no TikTok, já que são bem acessíveis e os valores são mais baixos para presentear os criadores de conteúdo. Porém, as parcerias pagas e colaborações são bem mais rentáveis para quem já tem um perfil estruturado no Instagram.
Distribuição de conteúdo
As duas plataformas possuem algoritmos diferentes para a distribuição de conteúdos. Além disso, os horários de pico globais também são diferentes, o que impacta de forma completa o rendimento dos conteúdos que você publicar em seu perfil. Lembre sempre que sua audiência precisa ver seus posts para aumentar a visibilidade.
No caso do Instagram, o algoritmo foca na qualidade dos conteúdos, quantidade de salvamentos e outras métricas, para aumentar o alcance e distribuição do post. Porém, o TikTok também inclui a frequência e o tempo de retenção como métricas principais para que seus vídeos cheguem a novos perfis.
Portanto, para escolher entre Instagram ou TikTok, é importante verificar qual o tipo de conteúdo que você tem maior possibilidade de suprir essas métricas. Assim, como cada uma delas interpreta os posts de forma única, você também precisará adaptar sua produção para se popularizar.
Conclusão: Instagram ou TikTok?
A decisão para entender por onde começar irá variar muito de acordo com seu nicho, público alvo e objetivos com a presença digital. Assim, é importante fazer uma análise e estudo de audiência e adaptar seus conteúdos, mas não escolher somente uma plataforma, sim uma por vez.
Por isso uma dica importante é sempre lembrar de dominar uma plataforma, antes de seguir para outra. Como você viu ao longo deste conteúdo, as duas redes sociais possuem métricas e tipos de conteúdos diferentes, então descubra o que funciona em cada uma delas de forma individual e amplifique seu público.
Por fim, agora que você já conhece um pouco mais sobre essas redes sociais, que tal aproveitar outras dicas incríveis para impulsionar seu perfil e publicações? Aproveite para conferir mais conteúdos e descobrir as principais ferramentas e recursos que essas plataformas oferecem aos usuários.