O mundo da numismática é certamente uma caixinha de surpresas. Muitas vezes, algumas moedas que parecem ser simples e sem valor algum, podem ser vendidas por uma fortuna. Existem diversas razões para que uma moeda seja considerada valiosa, e hoje, apresentaremos as 5 moedas mais caras do mundo, o seu valor, e o que as torna tão especiais!
Acompanhe a leitura!
Moedas mais caras do mundo: quanto valem?
Acredite ou não, mas existem moedas que podem ser vendidas por milhões de euros. Principalmente moedas mais antigas de um período histórico importante, e que possuem uma tiragem baixíssima. É a raridade e o valor histórico que contribuem para uma moeda ser tão única e valiosa.
1- Flowing Hair Dollar 1794 (Estados Unidos)
A primeira moeda da nossa lista de moedas mais caras do mundo, é chamada pelo nome de “Flowing Hair Dollar”. Em tradução direta ao português, significa “Dólar do Cabelo Fluindo”. É uma moeda americana, e é considerada a moeda mais cara do mundo.
Ela foi fabricada no ano de 1794, em prata, e foi leiloada por mais de 5 milhões de euros em 2003, sendo considerada um tesouro nacional para os americanos. O que faz com que ela seja tão valiosa é a quantidade escassa de unidades dessa moeda.
2- Double Eagle 1933 (Estados Unidos)
A segunda moeda mais cara do mundo também é americana, e foi cunhada no ano de 1933. Sua tiragem foi baixa, de apenas 445 mil unidades produzidas. Além disso, esse foi o último ano de produção dessa moeda, o que contribuiu para a multiplicação do seu valor ao longo dos anos.
Mas a cereja do bolo é o fato de que nenhuma moeda foi colocada oficialmente em circulação, e a maioria delas foram derretidas devido à interrupção do padrão-ouro como fundamento na economia americana em 1933.
Apenas uma moeda não foi derretida, e foi guardada durante anos, até ser vendida em um leilão por 5,747 milhões de euros! Essa moeda carrega uma história interessante sobre a política e economia da época, e foi cunhada apenas alguns anos após a Grande Depressão nos EUA.
3- Edwards III 1343 (Inglaterra)
A terceira moeda é um tanto quanto intrigante, já que é extremamente antiga, de quase 7 séculos atrás. A moeda de ouro foi encontrada em solos ingleses, e vendida em um leilão por 5,17 milhões de euros!
Ela homenageia Edward III, que foi Rei da Inglaterra de 1327 até o ano de sua morte, e é lembrado por restaurar a autoridade real após o desastroso reinado de seu pai, Edward II.
Essa moeda ficou em circulação por menos de um ano, de dezembro de 1343 a julho de 1344, fazendo com que ela seja considerada ainda mais rara.
4- Silver Dollar 1804 (Estados Unidos)
A quarta moeda é americana, e foi cunhada em 1804. Ela possui uma história bastante interessante. Na altura de sua cunhagem, ela foi dividida em “Classes”, onde apenas 15 espécies foram mostradas.
Oito amostras foram compostas pela Classe I, que foram cunhadas em 1834. Apenas uma moeda faz parte da Classe II, e seis da Classe III, que foram cunhadas entre 1858 e 1860.
A moeda foi colocada em exposição como originária do Rei pertencente à coleção de Sião, intitulado de “O Rei de Ouros”.
Ela foi comprada por um colecionador em 2001, que também comprou todo o conjunto de moedas do Rei de Sião por 3,134 milhões de euros.
5- Rainha Elizabeth II (Inglaterra)
Já a quinta e última moeda mais cara da lista, foi cunhada pela Royal Canadian Mint com folhas de bordo de um lado, e a rainha Elizabeth II no outro. Foi vendida em um leilão por 3 milhões de euros na casa de leilões Dorotheum, na Áustria.
A pureza dessa moeda é de 99,999%, o toque de ouro mais puro de uma moeda no mercado. Seu valor facial é de 1 milhão de dólares. Interessante, não é mesmo?
Essa foi a lista das 5 moedas mais caras do mundo. Certamente, são moedas que marcaram bastante a história de diversos países.