Quem está entrando pro mundo da numismática está cansado de saber o quanto as moedas com erros de cunhagem são mais valiosas em comparação às moedas comuns. Além disso, as moedas mais antigas também costumam ser cobiçadas, pela sua raridade e valor histórico. Confira a moeda de 5 centavos de 1966 americana que pode valer muitos dólares!
Moeda de 5 centavos de 1966 valiosa (Estados Unidos)
A moeda de 5 centavos de 1966 cunhada nos Estados Unidos possui um design bastante elegante, com a frase “In God we trust” escrita em sua face do lado esquerdo, e no direito, a moeda conta com a palavra “Liberty” e seu ano de cunhagem, no caso, 1966.
O motivo para ela ser considerada rara hoje em dia é um erro de cunhagem bastante valioso. É um erro bem discreto e pequeno, que é muito fácil de passar batido, já que olhando de longe, parece uma moeda de 5 centavos comum como qualquer outra.
Mas, ao se aproximar da moeda, dá para notar que na parte onde está escrito o seu ano de cunhagem, que é 1966, os últimos números “66” apresentam uma anomalia. Um “6” está fino, enquanto o outro está mais grosso e desalinhado.
É um erro simples, mas que já é suficiente para tornar essa moeda única e peculiar, cobiçada por colecionadores.
Se a sua moeda de 5 centavos americana deste ano for do tipo comum, ela só vale o valor de sua face, ou seja, apenas os 5 centavos. Mas, caso ela conte com esse erro de cunhagem, o seu valor se multiplica. Ela é procurada por colecionadores do mundo todo.
Como saber se minha moeda é valiosa?
Para entender se sua moeda antiga é valiosa, é mais simples do que você imagina. A primeira coisa a se fazer é prestar bastante atenção em seu design e em suas partes escritas, para ver se há alguma anomalia.
Os erros de cunhagem podem ser palavras duplicadas, palavras ou letras faltando, números com anomalias, ilustrações com defeitos, reverso horizontal de um lado da moeda para o outro, reverso invertido, moeda bifacial, entre outros.
Um erro que também é bastante conhecido pelos numismatas é o defeito chamado de “data marcada”, que é quando a data de cunhagem da moeda é vazada sem querer em algum lugar da ilustração.
Se você encontrar erros em sua moeda, há uma grande chance dela ser valiosa. Mas, caso não tenha erros, também pode ser que ela tenha um valor elevado, seja pela tiragem baixa ou antiguidade. Além disso, moedas comemorativas podem valer bastante, mesmo que não sejam antigas.
Pesquise as informações de sua moeda na internet, como seu ano de cunhagem, valor de face, país de fabricação, e qualquer outro detalhe que você achar que pode ser relevante. Logo, você descobrirá se ela é valiosa ou não, e seu valor médio.
Onde vender minha moeda rara?
Existem diversas opções para realizar a venda de sua moeda rara. Primeiro, é preciso ter em mente que, para uma moeda alcançar seu valor máximo, ela deve estar no estado “Flor de Cunho”, que é a moeda praticamente nova e sem sinais de uso.
Caso ela não seja nova, mesmo que esteja em excelente estado de conservação, o seu preço será menor. E, antes de vender sua moeda, esteja disposto a negociar com os possíveis compradores.
A dica é procurar um colecionador sério para realizar a compra de sua moeda, já que eles estão dispostos a pagar valores mais elevados.
Confira alguns locais em que você pode vender sua moeda:
- Marketplaces digitais como Enjoei, Shoppe, Mercado Livre, Amazon, entre outros;
- Leilões especializados;
- Feiras de colecionadores;
- Lojas de numismática;
- Leilões online;
- Grupos de numismática em redes sociais;
A forma mais rápida de vender sua moeda é anunciando na internet. Certifique-se de responder todas as dúvidas dos possíveis compradores, já que eles não poderão ver a moeda pessoalmente antes da compra.
Ou seja, tire o máximo de fotos e vídeos possível, para que os colecionadores consigam ver nitidamente sua moeda.
Quero vender minhas moedas se o preço valer a pena