Você sabe o que são PANCs? Elas têm ganhado fama nos últimos anos, principalmente pela busca de uma alimentação mais saudável.
Porém, não são todas as pessoas que as conhecem. Esse é o seu caso? Então, você está no lugar certo! Aqui, falamos sobre o que são as PANCs, seus benefícios e quais são as principais opções. Vamos nessa?
O que são as PANCs?
São Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, plantas comestíveis que geralmente não incluímos nas refeições, muitas vezes por falta de conhecimento.
Essas espécies possuem vários benefícios, como serem ricas em nutrientes. Além disso, ajudam a diversificar as refeições, tornando-as diferentes e gostosas.
Normalmente, as Plantas Alimentícias Não Convencionais crescem espontaneamente em jardins, hortas, quintais e terrenos. Por isso, costumam ser confundidas com ervas daninhas e são desperdiçadas.
Conheça os principais benefícios das PANCs
Falamos aqui que as PANCs possuem benefícios, mas quais são eles? A seguir, apresentamos os principais para que você entenda o porquê vale a pena inseri-las em sua alimentação:
Alta taxa de nutrientes
Poucos sabem, mas as Plantas Alimentícias Não Convencionais possuem alta taxa de nutrientes. Inclusive, algumas delas têm mais fibras, vitaminas e minerais do que as verduras que normalmente encontramos na feira.
Por isso, essas espécies são aliadas de quem deseja ter uma alimentação saudável. Com elas, é possível evitar deficiências nutricionais e fortalecer o sistema imunológico.
Possibilidade de variar na comida
As PANCs possibilitam variar na comida, o que é interessante para quem já cansou de comer alface todos os dias. Ao inseri-las em sua refeição, você não corre o risco de enjoar de algo e ainda mantém sua alimentação saudável.
Refeições saudáveis por um baixo custo
Você sabia que as Plantas Alimentícias Não Convencionais têm preço acessível? Normalmente, é possível encontrá-las por um custo mais baixo, principalmente em comparação a verduras e legumes fora de época.
Portanto, são opções para você comer bem e ainda economizar, fazendo a diferença em seu orçamento. Considere inserir essas plantas em todas as suas refeições e poupe dinheiro.
PANCs: conheça as principais
Agora que você já sabe o que são e quais são os benefícios das PANCs, chegou o momento de conhecer as principais. A seguir, apresentamos as que você encontra facilmente:
Ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis é uma das Plantas Alimentícias Não Convencionais mais conhecidas. Um de seus principais benefícios é ter uma quantidade elevada de proteína, até 32%.
Além disso, possui fibras e minerais como o cálcio, ferro, potássio e magnésio. Legal, não é mesmo? Você pode consumi-la em saladas ou cozida com carne e legumes.
Azedinha
A azedinha é uma planta rica em antioxidantes, ferro, potássio e magnésio. Ela tem esse nome porque é sutilmente ácida, ajudando a tornar os pratos azedinhos, balanceando sabores.
É comum utilizá-la em sucos e saladas, mas a planta também vai bem em sobremesas, geleias, molhos e sopas. É só usar sua criatividade na hora de preparar os pratos, inserindo essa PANC sempre que quiser um sabor ácido.
Peixinho
PANC que recebe esse nome porque tem sabor que remete ao do peixe. Suas folhas são macias, peludas e ricas em fibras, ferro, cálcio e potássio, o que é ideal para quem deseja repor minerais.
Geralmente, é consumida empanada e frita, funcionando como um petisco saudável. Seu sabor é suave e você pode incrementar esse petisco temperando a farinha para empanar.
Bertalha
Trata-se de uma planta trepadeira que tem sabor semelhante ao da beterraba. Além das fibras e minerais (cálcio e ferro), essa PANC possui antioxidante e vitaminas A e C. É possível consumi-la em saladas, inclusive como substituta da couve.
E aí, gostou de conhecer as PANCs? Aproveite para conferir mais sobre alimentação saudável aqui!