Quando o assunto é moedas valiosas, as moedas antigas possuem um papel de destaque, já que são consideradas mais raras por não circularem tanto atualmente e serem de difícil acesso. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais o valor de uma moeda aumenta, tornando-a mais atrativa para os colecionadores espalhados pelo Brasil.
Os numismatas estão sempre em busca de moedas antigas com valor histórico interessante, ou comemorativas, que foram cunhadas durante eventos importantes para o Brasil. Confira agora a lista de 6 moedas antigas brasileiras valorizadas:
As 6 moedas antigas brasileiras valiosas
Confira as moedas antigas brasileiras que podem valer muito dinheiro:
- Moeda de 5 centavos de 1999;
- Moeda de 10 centavos de 1999;
- Moeda de 25 centavos de 1995;
- Moeda de 50 centavos de 2012;
- Moeda de 1 real de 1998;
- Moeda de 1 real das Olimpíadas Rio 2012;
Nota-se que o ano de 1999 se repete bastante nessa lista, já que foi um ano de produção de moedas de baixa tiragem, ou seja, de baixa quantidade de unidades produzidas, o que contribui para a raridade das moedas.
Portanto, se você tem uma moeda de qualquer valor que foi fabricada neste ano, vale a pena dar uma pesquisada na internet para ver se é valiosa, e por quanto você pode vender.
Mas é importante lembrar que, se você tiver alguma dessas moedas, e pesquisar seu valor na internet, tenha em mente que para uma moeda alcançar seu valor máximo de venda, ela deve estar em excelente estado de conservação.
Afinal, os colecionadores valorizam moedas antigas bem cuidadas, e estão dispostos a pagar valores maiores por elas.
Como saber se minha moeda é valiosa?
Para entender se sua moeda é valiosa, a primeira coisa que você deve fazer é juntar todas as informações possíveis sobre ela: valor de face (5 centavos, 10 centavos, 25 centavos […]), ano de fabricação e país de origem (na maioria dos casos, é o Brasil).
Após juntar todas as informações, jogue elas no Google, para ver o que você vai encontrar. Caso veja essa mesma moeda sendo vendida por um valor alto, significa que ela é valiosa.
Mas dê uma boa olhada nos anúncios dessa moeda, para ver por quanto é vendida uma moeda no mesmo estado de conservação que a sua.
É importante lembrar também, que algumas moedas são vendidas por preços maiores por terem erros de cunhagem. Logo, uma moeda pode ser valiosa com defeitos de fabricação, e a mesma moeda, mas sem defeitos, pode não valer nada.
Confira se a moeda realmente é valiosa em seu estado comum, ou se ela precisa de algum erro para aumentar seu valor.
Outra forma interessante de descobrir se sua moeda é valiosa, é procurando ela em catálogos de moedas raras atualizados em 2024.
Se você tiver moedas antigas em casa, há uma maior chance de que elas sejam valiosas!
Erros de cunhagem: quais são?
Agora que você já sabe que moedas com erros de cunhagem são mais valiosas, entenda quais são os principais erros do mundo da numismática, que podem estar presentes na sua moeda:
- Cunhagem dupla: isso ocorre quando uma moeda acidentalmente é cunhada duas vezes. Ou seja, há a repetição de algum de seus elementos, seja uma palavra, uma letra, ou até mesmo parte de sua ilustração;
- Reverso horizontal 90º: esse erro ocorre quando o design do reverso da moeda é impresso em uma orientação horizontal de 90 graus em relação ao outro lado da moeda;
- Reverso invertido 180º: esse erro segue a mesma lógica, mas aqui, o reverso da moeda é impresso de cabeça para baixo em relação ao outro lado da moeda;
- Palavras faltando: outro erro de cunhagem que pode ocorrer é o de palavras ou letras faltando na moeda;
- Data marcada: esse erro ocorre quando a data de fabricação da moeda é vazada acidentalmente em algum local de sua ilustração, e é um erro bem discreto e que pode passar despercebido;
- Moeda bifacial: Uma moeda bifacial é uma moeda que possui designs ou imagens diferentes em ambos os lados, também conhecidos como anverso e reverso. Em outras palavras, as moedas bifaciais têm um design diferente em cada face da moeda.
Moedas antigas e com defeitos são consideradas ainda mais valiosas, pois possuem dois detalhes que as tornam raras.