Nessa segunda-feira (8), o Banco Central (BC) anunciou que irá lançar uma moeda comemorativa homenageando os 200 anos da primeira Constituição Brasileira, que foi outorgada em 25 de março de 1824. A moeda possui o valor de face de R$5, e sua cerimônia ocorreu hoje (11) às 9h30, no Salão Nobre do Congresso Nacional, segundo o portal e-investidor.
A moeda é um tributo ao Poder Legislativo, e celebra o bicentenário do documento que implementou o bicameralismo no país, com a criação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A moeda comemorativa da 1ª Constituição pode se valorizar?
No mundo da numismática, é comum que moedas comemorativas valorizem com o tempo, principalmente as moedas especiais, como essa que possui um valor de face incomum para uma moeda, que é de R$5. Portanto, ela pode atingir valores maiores no futuro, fazendo com que valha a pena guardar uma dessas.
Existem diversos colecionadores espalhados por todo o Brasil que cobiçam itens raros desse tipo. Em seu site, o Banco Central (BC) explica que suas moedas comemorativas são cunhadas em tiragens rigorosamente limitadas ao máximo estabelecido, o que contribui bastante para sua raridade.
Moedas com baixas tiragens costumam se tornar bastante valiosas ao longo dos anos.
As moedas comemorativas estão disponíveis para compra no site da Casa da Moeda do Brasil, e a plataforma aceita como métodos de pagamento o boleto bancário ou cartão de crédito ou débito. Segundo o site, o prazo normal para a entrega do produto é de 23 a 25 dias úteis após a confirmação do pagamento.
Moedas do Banco Central que são valiosas atualmente
Para mostrar o quanto a moeda comemorativa se valoriza ao longo do tempo, apresentaremos alguns exemplos de moedas do próprio Banco Central, que atualmente são valiosas e cobiçadas por colecionadores:
Moeda de 1 real de comemoração dos 40 anos do Banco Central
A moeda comemorativa de 40 anos do Banco Central foi cunhada em 2005, e atualmente, é considerada rara devido a sua tiragem limitada e seu caráter comemorativo. Ela pode alcançar valores elevados hoje em dia, principalmente se contar com erros de cunhagem, uma característica que pode multiplicar seu valor.
Moeda de 1 real de comemoração dos 50 anos do Banco Central
Já a moeda comemorativa de 50 anos do BC foi cunhada em 2015, ou seja, ainda está em circulação por ter uma fabricação recente. Logo, não é considerada uma moeda rara atualmente.
Por isso, ela ainda não alcançou um valor tão alto. Mas, daqui a alguns anos, o seu valor pode aumentar significativamente, quando seu acesso estiver mais difícil, como ocorre com a maioria das moedas comemorativas.
Além disso, seu preço pode ser elevado caso ela conte com erros de cunhagem. Se você tiver uma dessas moedas, vale a pena ver se elas possuem algum defeito!
Moedas com baixa tiragem
Como explicado acima, as moedas com baixa tiragem tendem a se valorizar mais com o tempo, já que, pela sua quantidade de unidades reduzida, elas são consideradas mais raras.
Moedas mais raras são ótimas para diversificar coleções, e atribuir valor histórico, o que é muito importante para os numismatas.
Se você tiver uma moeda comemorativa com baixa tiragem, pode estar guardando um tesouro!
Confira, agora, 4 moedas de baixa tiragem que valem bastante hoje em dia (não são de caráter comemorativo):
- Moeda de 1 real de 1999: sua tiragem foi de apenas 3,84 milhões;
- Moeda de 1 real de 2014: sua tiragem foi de apenas 11,90 milhões;
- Moeda de 1 real de 2016: sua tiragem foi de apenas 25 milhões;
- Moeda de 1 real de 2005: tiragem de 43 milhões.
É claro que, além de possuir baixa tiragem, a moeda ser antiga também contribui bastante para seu aumento de valor. Ou seja, moedas de baixa tiragem, mas que são recentes, podem demorar um pouco mais para alcançar um valor mais alto.
E você? Tem alguma moeda comemorativa em casa?