Com tantas opções no mercado, fica complicado escolher quais melhores cores para ambientes internos. Escolher a paleta, os tons e como pintar cada ambiente exige uma certa pesquisa e visão, para conseguir chegar ao resultado mais confortável e bonito possível.
Portanto, se você vai pintar sua casa e ainda não sabe que paletas escolher, é hora de colocar a mão na massa conosco. Separamos algumas opções de cores incríveis para aplicar nos cômodos e tornar seu lar ainda mais adaptado e aconchegante para sua rotina diária.
Por que escolher as melhores cores para ambientes?
A colorimetria é uma ciência que estuda o efeito das cores e suas diferentes combinações. Ela é utilizada em vários campos: design, maquiagem, roupas e até mesmo na hora de escolher as melhores cores para ambientes internos e externos na sua casa e na decoração.
Segundo essa ciência, as cores possuem um influência grande em nosso humor, nas atividades e na dinâmica dentro de cada ambiente. Por isso, combinar as melhores cores pode ajudar a criar uma casa mais aconchegante, mais atrativo ou mais produtivo.
Algumas cores podem ajudar a dormir melhor, aumentar a criatividade, trazer mais disposição ou até acalmar um ambiente. Assim, as funções de cada cor, se combinadas de forma eficaz, acabam melhorando vários tipos de desempenhos diferentes dentro de um lar funcional.
Leia mais: 5 plantas para escritório: descubra quais usar para decorar
Quais as melhores cores para ambientes internos?
Então, agora que você já sabe qual a importância de escolher as cores certas para cada ambiente, que tal passarmos para a parte prática? Separamos os principais cômodos de uma casa e as opções de paletas iniciais para você se inspirar antes de escolher a sua, aproveite.
1.Sala de TV
A sala é um ambiente para socializar, receber os amigos, relaxar e até mesmo descansar. Por isso, as melhores cores para ambientes desse tipo são baseadas no tipo de vida e rotina que você leva em seu lar. Assim, existem algumas opções interessantes, para cada estilo de vida:
- Branco para decorações mais clássicas e expansão do ambiente;
- Laranja para criar ambientes de descontração e alegria;
- Rosa para uma ambientes mais delicados e sutis;
- Amarelo traz luminosidade, movimento e vibração (mas pode causar ansiedade em excesso);
- Azul cria cômodos com paz e calma;
- Vermelho cria ambientes marcantes e intensos;
- Roxo e cinza trazem elegância e sofisticação.
- Verde traz frescor, leveza e confiança.
Porém, lembre sempre que você pode escolher um tom para as paredes e complementar o conceito com os móveis e objetos de decoração coloridos. Nessa hora, a sua criatividade é quem determina o limite para os ambientes que estiver procurando para sua casa.
2.Cozinha – melhores cores para ambientes
A cozinha tem vários pontos importantes de consideração antes de decidir qual das melhores cores para ambientes internos será a sua favorita. Por exemplo, o tamanho, disposição das saídas e iluminação podem influenciar tanto na escolha da cor, quanto dos móveis e acessórios.
As escolhas para paredes mais tradicionais são os tons neutros, que causam a sensação de que a cozinha é maior, e facilitam a visualização de qualquer tipo de sujeira. Porém, tons de azul, verde e até mesmo laranja casam muito bem com esse tipo de cômodo, trazendo mais movimento e alegria durante o preparo das refeições.
3.Quarto
O quarto é um dos locais que precisam de maior atenção na hora de escolher as melhores cores para ambientes internos. Afinal, é onde você descansa, relaxa e realiza atividades de lazer. Se escolher uma cor muito intensa, pode ter problemas para dormir, então a opção são cores mais neutras.
As grandes tenências são os tons pasteis, o bege, areia, e algumas tonalidades mais claras de azul, lilás e cinza claro. Além de ajudar no relaxamento, eles também causam uma sensação de amplitude no ambiente, fazendo com que ele pareça maior do que realmente é.
Os tons mais intensos e fechados podem ser utilizados na decoração e em detalhes, sem muito exagero para não pesar o ambiente. Nessa hora, você pode escolher de acordo com suas preferências de cores, mas sempre combinando os tons de acordo com a colorimetria e o melhor aspecto visual.
Leia também: Quarto de brinquedos: 5 dicas para montar de forma simples e barata
4.Escritório – melhores cores para ambientes
No caso do escritório, existem outras coisas a considerar antes de escolher a cor favorita. Afinal, ele tem uma função importante, que é aumentar sua produtividade e facilitar a rotina e as tarefas que você realiza durante o dia de trabalho.
Por isso, as melhores opções são o verde (em diferentes tonalidades) e o azul. São cores que passam segurança, estimulam a calma e a tranquilidade e podem estimular a criatividade, sem pesar muito o ambiente ou causar ansiedade em quem estiver trabalhando lá dentro.
Os acessórios podem ter outras tonalidades, mas com muito cuidado para evitar a perda de atenção durante o dia de trabalho. Muitos recursos visuais podem diminuir o foco e atrapalhar a produtividade ao longo do dia, além de causar um cansaço mental muito mais rápido.
Aproveite para ler também: Como MONTAR UM ESCRITÓRIO em casa: confira os 9 passos com dicas
5.Banheiro – melhores cores para ambientes
Afinal, mas não menos importante, seu banheiro também precisa de atenção em relação às melhores cores para ambientes internos. As atividades que você realiza dentro do banheiro também têm relação com relaxamento, principalmente aquele banho incrível em um dia estressante.
Como sugestão, os tons terrosos e cores mais fortes para banheiros com espaço mais amplo, como o azul, e verdes em tonalidades mais fechadas. No caso de cômodos menores, as melhores opções seriam tonalidades mais abertas e claras, com tons neutros, para causar a sensação de espaço maior e arejado.
Confira outras dicas e use as melhores cores para ambientes internos
Por fim, separamos mais algumas dicas importantes, que farão toda a diferença na hora de escolher e personalizar as cores em sua casa. Portanto, aproveite sempre para considerar alguns pontos fundamentais antes de decidir suas favoritas:
- Pense nas cores não somente pela funcionalidade, mas as suas favoritas;
- Lembre de quais atividades irá realizar em cada cômodo;
- Crie um conceito geral de decoração para a casa, com um tema ou referência;
- Explore diferentes tonalidades da mesma cor.
Ainda, alguns aplicativos disponíveis de forma gratuita podem ajudar a prever o resultado final da sua decoração. Por exemplo, existem alguns que você pode usar uma foto do cômodo atual, e a ferramenta aplica nas paredes as cores, como uma forma de prévia da pintura final.
Por fim, aproveite para conferir mais dicas caseiras aqui em nossos conteúdos, e aproveite para descobrir como melhorar ainda mais a funcionalidade do seu lar. Deixamos conteúdos incríveis para te ajudar a decorar, organizar, personalizar e melhorar as funções da sua casa.