Você sabia que regar plantas corretamente é uma das formas de mantê-las vivas e saudáveis por muito mais tempo? Se você fizer esse processo errado, a plantinha pode morrer por falta ou excesso de água.
Mas como regar plantas? Essa tarefa é mais simples do que parece. A seguir, você confere 5 dicas infalíveis que separamos para te auxiliar nessa tarefa. Continue a leitura para conferir quais são e adote todas!
5 dicas de como regar plantas: faça do jeito certo
Você sabia que a rega é essencial à planta, mesmo para as que aguentam um período de seca, como o cacto? Não é para menos, afinal, a água ajuda a hidratar a plantinha, bem como a facilitar o transporte de nutrientes por ela toda.
Se não souber como regar plantas, você está no lugar certo! Abaixo, você confere dicas preciosas que vão facilitar esse processo:
-
Cuidado com o excesso de água
Há quem pense que quanto mais água, melhor. No entanto, isso não é verdade! Você deve colocar água o suficiente para deixar o solo úmido, mas não encharcado.
O motivo disso é simples: o excesso de água pode ser tóxico para a planta. Além disso, deixa o solo mais propenso ao desenvolvimento de fungos e ataque por doenças, levando à morte da plantinha.
Por isso, tenha muito cuidado com o excesso de água. O ideal é que coloque o líquido de maneira uniforme, até que toda a terra esteja levemente úmida ao toque.
Se estiver cultivando a plantinha em vaso, você deve colocar água até que ela escorra pelos furos do fundo do recipiente. Então, aguarde mais alguns minutos para que ela escoe totalmente. Depois disso, coloque a plantinha no lugar.
-
Saiba quais são as necessidades da planta
Cada plantinha tem uma necessidade específica de água. As suculentas, por exemplo, precisam de pouca, pois acumulam o líquido em seu interior. Já o lírio da paz precisa ser mantido em solo úmido, assim como a samambaia.
Caso não saiba quais são as necessidades de rega de cada planta que você tem em casa, vale a pena fazer uma pesquisa básica e a internet pode ajudar nesse processo.
No entanto, uma dica que ajuda bastante é conferir a terra da planta. Todas as vezes que identificar que está seca, é interessante colocar um pouco de água, o suficiente para deixá-la levemente úmida.
-
Coloque água no solo e não nas folhas
O ideal é que coloque a água diretamente no solo, evitando molhar as folhas da plantinha. Essa indicação é feita porque algumas espécies são mais suscetíveis à umidade nas folhas, tendo um maior risco de desenvolver fungos. Se isso acontecer, a plantinha pode morrer.
Portanto, ao realizar a rega, foque na terra. Existem algumas espécies que precisam receber água na folha, mas o ideal é borrifá-la. Isso ajuda a simular um efeito de leve umidade, o que facilita a evaporação e secagem.
-
Mantenha a uniformidade ao regar
Recomenda-se que seja uniforme ao regar a planta, colocando água ao redor dela e não somente em um lado. Dessa forma, evita-se que ela cresça torta e se torne irregular.
Para ter maior precisão, opte por um regador que tenha bico fino. Com ele, conseguirá colocar a água diretamente na terra, tendo muito mais assertividade no processo.
-
Tenha em mente o clima
Considerar o clima é muito importante, porque ele influencia a necessidade de rega. A plantinha precisa de mais água em dias mais quentes, porque o líquido evapora da terra com mais facilidade. Já no inverno, deve-se regar menos a planta.
Com nossas dicas, não há como errar! Confira nosso post 4 adubos orgânicos e saiba como reaproveitar resíduos para cuidar de suas plantinhas!