Você tem colocado em prática os cuidados com a cama? Será que está higienizando corretamente? Sabia que existem cantinhos escondidos onde os ácaros adoram se acumular?
Fazemos essas perguntas porque, aqui no Dicas do Dia, queremos te ajudar a ter uma casa super confortável e sempre limpinha para a sua família. Então não deixe de conferir o conteúdo de hoje e tirar as suas dúvidas!
Cuidados com a cama que muita gente esquece!
Os cuidados com a cama precisam ser frequentes, especialmente se você ou algum familiar seu tem problemas com alergia, como rinite. Afinal, a falta de manutenção da limpeza da cama pode criar uma fonte de problemas para a saúde respiratória.
Por isso, fique atento aos pontos que destacamos nos tópicos abaixo e cuide melhor do seu quarto com as nossas dicas:
1. Cantinhos escondidos
Sabe aqueles cantinhos escondidos que podem acumular uma série de sujeirinhas que, de longe, parecem escondidas? Bem, esses cantinhos podem proliferar muitos ácaros sem que você perceba!
Por isso, crie o hábito de limpá-los com periodicidade. Sugerimos que você use primeiro um aspirador de pó, para evitar espalhar muita poeira, e depois use um paninho um pouco úmido para remover o restante.
Faça essa limpeza ao menos uma vez a cada 15 dias, ou até mesmo uma vez por semana, para garantir que o acúmulo seja evitado.
2. Rotacionar o colchão
Rotacionar o colchão é outro cuidado com a cama que pode ser esquecido. Além de limpá-lo bem, vá mudando a posição, para que seja possível “ventilar” as áreas do colchão, fazendo com que ele fique mais limpinho e menos propenso à proliferação de ácaros.
Você pode fazer uma rotação todas as vezes que for trocar a roupa de cama ao longo da semana. Além de ajudar no combate aos ácaros, esse é um dos cuidados com a cama que pode fazer com que o colchão fique íntegro por mais tempo, uma vez que não sobrecarregará apenas uma área.
Confira também: Cozinheiras desvendaram o segredo para ter facas afiadas
3. Higienização dos travesseiros
Quando foi a última vez que você lavou os seus travesseiros, se é que fez isso? Muitas pessoas focam em trocar apenas a fronha e a capa dos travesseiros, esquecendo-se de que a estrutura também deve ser higienizada.
Obviamente, você não irá mergulhar o seu travesseiro na água sem ter a certeza de que ele pode ser lavado assim. Portanto, leia a etiqueta e veja a melhor maneira de fazer essa limpeza.
4. Higienização dos estrados ou suporte de box
Outra pergunta importante, sobre os cuidados com a cama, é se você tem cuidado do suporte do seu colchão: os estrados ou o suporte de box estão limpos? Quando foi a última vez que você usou um aspirador de pó ali?
Essa área também pode acumular muita poeira e, consequentemente, ácaro. Por isso, é importante que seja limpa sempre que você mover o seu colchão. Lembre-se disso para manter a sua cama mais confortável e limpinha!
Veja agora: Segredos de hotéis para evitar mau cheiro no banheiro