Se você tem alguma moeda de 10 centavos 1994 em sua carteira, vai gostar de saber uma informação importante sobre ela. Entre os pontos que tornam essa moeda valiosa, está um erro de cunhagem que poucas pessoas sabem reconhecer. Embora hoje em dia esteja bem difícil de ser encontrada, ela possui algumas variações e pode chegar a valer R$ 35,00. Confira todos os detalhes desta moeda rara neste artigo!
Detalhes da moeda de 10 centavos 1994
Um dos pontos mais interessantes sobre a moeda de 10 centavos 1994 é justamente o fato de que ela pode ser encontrada em mais de uma variação. Ou seja, estamos falando de uma moeda com erro de cunhagem que realmente precisa-se ter bastante atenção para identificá-la.
A moeda de 10 centavos 1994 é da 1ª família do Plano Real. Na época, a sua tiragem foi de pouco mais de 640 milhões de unidades, o que é considerado bastante, mas ela está cada vez mais escassa. Portanto, não pense que vai ser tão fácil encontrá-la!
E quanto às características? A moeda de 10 centavos 1994 tem 22 mm e peso de 3.59 gramas. O seu material é de aço inoxidável com borda lisa.
O anverso da moeda de 10 centavos 1994 é composto pela efígie da República, além do dístico BRASIL e os ramos de louros estilizados. Quem está acostumado às moedas do Plano Real já conhece bem essa estética, certo?
Já no lado reverso, ela apresenta o valor, a data e mais uma vez os ramos de louro estilizados. Contudo, pode existir uma característica diferente no reverso por vezes: um erro de data vazada.
Erro de cunhagem: o que é data vazada?
O erro de cunhagem que a moeda de 10 centavos 1994 traz é o chamado cunho marcado, que neste caso também é conhecido por data vazada. Mas o que é isso?
Na verdade, a data vazada é causada a partir do choque dos cunhos. Com isso, acaba não havendo um disco entre eles e ficam as marcas do reverso no anverso, e vice-versa. As marcas vão passando para as cunhagens posteriores em alto relevo e de forma visível. No vídeo abaixo você confere melhor:
Contudo, esse erro não acontece exatamente no momento da fabricação do cunho. Ao invés disso, ele ocorre no processo de cunhagem, que é um outro momento até a moeda ficar pronta.
No caso da moeda de 10 centavos 1994, a data vazada do 1994 pode ser facilmente vista quando você vira a moeda, mas isso não é tudo. Conforme citamos no início deste artigo, a moeda apresenta variações do erro: ele pode acontecer uma, duas, três ou quatro vezes na mesma moeda. Você precisa olhar com bastante atenção para identificar, observando cada ponto da moeda, pois às vezes o erro fica visível dependendo do ângulo de visão.
Valor da moeda e 10 centavos 1994
Os erros de cunhagem tornam as moedas raras e valiosas. Se um erro já é considerado importante para aumentar o valor da moeda, imagine uma moeda que repete a duplicação em até quatro vezes.
De fato, quanto mais duplicações, mais será o valor dessa moeda. Caso você tenha a moeda de 10 centavos 1994 com data marcada, ela pode valer até R$ 35,00. Esse é o valor para o erro de cunhagem com até quatro vezes duplicada a data.
E lembrando sempre que a moeda precisa estar em ótimo estado, de preferência Soberba ou Flor de Cunho. Afinal, esse é outro ponto obrigatório para a sua moeda ser ainda mais valiosa no universo da numismática.
Gostou de conhecer a raridade e os detalhes da moeda de 10 centavos 1994? Leia mais sobre as moedas raras e veja se você tem alguma em casa!