Sabia que existem algumas coisas que gastam muita água em casa sem que nos demos conta disso? Pois é! Muitas vezes, são hábitos enraizados em nossas vidas, o que atrapalha na hora de percebermos que estamos fazendo algo ruim para a nossa conta de água.
Pensando nisso, nós do Dicas do Dia reunimos algumas considerações que podem te ajudar na hora de evitar o desperdício de água. Acompanhe e confira.
Coisas que gastam muita água em casa – e o que fazer!
São muitas as coisas que gastam muita água em casa, infelizmente. E sabe o que mais? Pode ser que isso esteja acontecendo neste momento, enquanto você lê este post! Por isso, venha com a gente refletir sobre essas situações, para evitar o desperdício de água na sua casa:
1. Descarga do banheiro
Não é novidade para ninguém que a descarga do banheiro usa muita água, todas as vezes. Porém, não podemos deixar de usá-la depois de ir ao banheiro, é claro.
Aqui, o ideal é reduzir o fluxo de água usada em cada acionamento. Algumas pessoas gostam de colocar uma garrafa de 2 litros de água dentro da caixa acoplada. Assim, economiza-se 2 litros a cada vez que a descarga for acionada.
Há ainda quem prefira urinar no banho quando possível, evitando o uso excessivo da descarga. Porém, aqui, é uma questão pessoal e você deve analisar se faz sentido, combinado?
2. Máquina de lavar roupa
A nossa queridíssima máquina de lavar é, sem dúvidas, uma das coisas que gastam muita água em casa. Ela pode usar muita água em cada ciclo, resultando em um consumo elevado.
Nesses casos, as nossas dicas são:
- Use sempre o nível correto de água, sem excesso, para não consumir além da conta;
- Deixe acumular um pouco mais de roupa entre uma lavagem e outra, evitando o uso excessivo da água com poucas peças, o que poderia resultar em um consumo exagerado de água.
3. Lavar louça do jeito errado
Lavar a louça é uma das tarefas que as pessoas mais gostam de menosprezar, convenhamos… No entanto, é uma das atividades que mais consome água na nossa casa.
Muitas pessoas ainda têm o costume de deixar a torneira aberta durante a lavagem, o que pode resultar em um gasto exorbitante. Além disso, o enxágue também precisa ser controlado, se não, o consumo será alto mesmo que você só abra a torneira na hora de tirar a espuma e a sujeira.
Leia mais: Será que essa MOEDA RARA está com você? Ela vale R$ 200,00
4. Lavar áreas externas com mangueira
Quem nunca lavou uma varanda ou garagem usando uma mangueira? Pois é… Esse comportamento pode resultar em um consumo muito exagerado de água.
Talvez você não note, mas se usasse a mesma água para encher baldes, perceberia o quanto você está consumindo.
Por conta disso, a nossa dica é que você use baldes para limpar as áreas externas da sua casa, de forma a reduzir o consumo desenfreado e garantir uma economia a mais no fim do mês.
Avalie esses aspectos e veja se você concorda com a gente!
Confira também: Você tem um tesouro em casa e não sabe: MOEDA DE 1 CENTAVO 1994