Na hora de lavar a louça, é muito comum que algumas pessoas cometam alguns erros que, apesar de bobos, podem atrapalhar, e muito, a higienização das nossas louças.
Neste texto do Dicas do Dia, vamos te contar quais são esses erros para que você não os cometa no seu dia a dia, combinado? Então acompanhe a gente para saber mais!
Erros que muita gente comete ao lavar a louça
Os erros ao lavar a louça podem não ser percebidos com facilidade, pois, muitas vezes, estão enraizados na rotina familiar e muitos não se dão conta.
Por conta disso, é muito importante sempre buscar formas de melhorar a higienização da nossa casa, quebrando com aqueles passo a passo que seguimos sem ter certeza de que são bom ou não.
Para te ajudar nessa reflexão, listamos a seguir os erros mais comuns que muita gente comete ao lavar a louça:
1. Misturar água sanitária com detergente
Você já tentou lavar a louça usando água sanitária com detergente? Por mais interessante que essa ideia possa parecer, afinal, a água sanitária é poderosa contra germes, a verdade é que essa mistura pode trazer malefícios para quem está lavando a louça.
Isso porque, quando a água sanitária é mistura a outros produtos de limpeza, ela pode acabar exalando gases tóxicos no ambiente, que fazem mal à nossa saúde. Por isso, é uma prática não recomendada!
Veja mais: Este truque faz a margarina durar muito mais
2. Não higienizar a esponja
Outro erro muito comum ao lavar a louça é o de se esquecer de higienizar a esponja. Pode ser que você não saiba disso, mas devemos higienizar a nossa esponja de louça todos os dias, e trocá-las uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Assim, evitamos o acúmulo de sujeira na esponja, o que resultaria em uma contaminação nas louças.
Veja como higienizar: 5 dicas para higienizar a esponja da pia da cozinha; elas vão durar bem mais
3. Deixar “poças de água” na louça
Se você empilha as suas louças na pia, depois de lavá-las, com o propósito de que elas sequem naturalmente, fique de olho na presença de poças de água.
Essas poças podem se transformar em áreas propícias para a proliferação de bactérias. Portanto, evite esse tipo de secagem, ok?
4. Guardar a esponja em local úmido
Sabe aqueles potinhos em que as esponjas são guardadas depois do uso? Eles podem acumular bactérias por conta da umidade ali contida.
Por isso, é importante limpá-los diariamente e deixá-los sempre sequinhos. A esponja também só deve ser guardada depois de seca.
5. Esquecer de desinfetar o ralo
Ao lavar a louça, a água que bate na pia e no ralo pode respingar na esponja, nas mãos e na própria louça lavada, o que pode contaminar tudo. Por conta disso, consideramos um dos erros ao lavar a louça se esquecer de desinfetar o ralo semanalmente.
Use água sanitária para isso e deixe a sua pia sempre bem limpinha.