O mundo da numismática é, certamente, uma caixinha de surpresas. Existem alguns erros de cunhagem tão raros e interessantes, que podem fazer uma simples moeda acabar valendo uma fortuna. É o caso das moedas bifaciais sem valor e data!
Se você nunca ouviu falar dessa anomalia peculiar, acompanhe a leitura para entender o que é esse erro, como ele ocorre e quanto vale.
O que são moedas bifaciais sem valor e data?
Para entender esse conceito, primeiro é preciso entender o que são moedas bifaciais no geral. Uma moeda bifacial é aquela que apresentou um defeito no seu processo de cunhagem, que fez com que seus dois lados fiquem iguais.
É um erro relativamente raro no mundo da numismática, e que pode fazer uma moeda valer bastante. As moedas bifaciais são as que tem o reverso e o anverso com as imagens ou caracteres iguais.
E é aqui que entra a parte interessante. Se o reverso da moeda for o lado repetido, você conseguirá visualizar o valor de face da moeda e seu ano de fabricação nos dois lados.
Mas, se o lado repetido for o anverso, a moeda não conta com a parte onde é informado seu valor de face (5 centavos, 10 centavos, 1 real […]) e nem o seu ano de fabricação!
Ou seja, não é possível saber o quanto vale a moeda, e nem quando ela foi fabricada, uma anomalia curiosa e que deixa um certo mistério no ar. A única parte repetida da moeda é apenas sua ilustração.
Essas moedas, por serem mais peculiares e contarem com uma anomalia mais rara, são consideradas mais valiosas.
É possível saber o valor de face de uma dessas moedas facilmente pelo seu tamanho, ilustração e peso. Mas o fato dela não contar com essa informação visível em algum de seus lados a torna mais interessante.
2 Moedas bifaciais SEM VALOR E DATA valiosas!
Entenda quais são as 2 moedas bifaciais valiosas que possuem essa anomalia:
Moeda de 1 real bifacial com dois anversos
Qualquer moeda de 1 real bifacial com dois anversos se encaixa nessa categoria, independente de seu ano de fabricação, já que essa informação não é apresentada em nenhum dos lados.
É possível identificar que a moeda possui o valor facial de 1 real pela sua ilustração e tamanho. Logo, se você tiver uma dessas, vai ser fácil de perceber.
As moedas de 1 real bifaciais com o anverso repetido são bem raras, já que esse erro não é tão comum no processo de cunhagem das moedas. Portanto, podem ser vendidas por um preço bem elevado!
De acordo com catálogos de moedas atualizados, a moeda de 1 real bifacial com dois anversos pode ser vendida por até R$6.500, caso esteja em excelente estado de conservação!
Moeda de 25 centavos bifacial com dois anversos
A segunda e última moeda é ainda mais peculiar, pois além de ser bifacial com dois anversos, não apresentando seu valor de face e nem seu ano de fabricação, ela também possui o erro chamado de reverso horizontal.
O defeito do “reverso horizontal” ocorre quando um lado da moeda está girado em um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação ao lado correto. No caso, além da moeda possuir dois lados iguais, eles ainda se encontram em ângulos diferentes.
Trata-se de uma moeda bastante rara e curiosa, que chama a atenção de colecionadores de todo o mundo, já que possui particularidades difíceis de serem encontradas.
Essa moeda, caso conte com os dois erros de cunhagem e esteja em excelente estado de conservação, pode valer mais de R$ 8 mil! E a tendência é que seu valor aumente ainda mais com o passar dos anos! Interessante, não é mesmo?
E você, possui moedas bifaciais guardadas no seu cofrinho?