Um erro bem raro e que se comporta de formas diferentes nas moedas é o chamado cunho duplo. As moedas que apresentam essa anomalia costumam ser bastante peculiares e raras.
O cunho duplo está entre os erros mais valiosos em moedas, e mais atrativos para os colecionadores de todo o mundo! Acompanhe a leitura para entender o que é esse erro e como ele ocorre.
O que é o erro do cunho duplo em moedas?
O erro do cunho duplo em moedas é uma ocorrência incomum e fascinante no mundo da numismática, a prática de colecionar e estudar moedas.
Esse fenômeno acontece durante o processo de fabricação das moedas, quando duas imagens ou inscrições são sobrepostas devido a um erro no momento da cunhagem.
Ou seja, tanto a ilustração quanto alguma palavra ou letra da moeda pode ser duplicada.
Imagine uma máquina de cunhagem funcionando a todo vapor, criando moeda após moeda em uma linha de produção. Às vezes, algo dá errado.
Pode ser um problema mecânico, como uma falha na prensa que faz com que a matriz de cunhagem se mova inesperadamente, ou um erro humano, como a inserção incorreta da moeda na prensa.
O resultado é uma moeda com duas imagens sobrepostas, dando a ilusão de que foi cunhada duas vezes.
Esse erro pode variar em gravidade, desde uma sobreposição sutil e quase imperceptível até uma duplicação clara e óbvia da imagem.
Ou seja, esse defeito, em algumas moedas, pode acabar passando despercebido, e algumas pessoas podem acabar se livrando de moedas valiosas. É por isso que é importante prestar bastante atenção nos detalhes das suas moedas.
O que torna essas moedas tão interessantes é a sua raridade. Os colecionadores de moedas estão sempre à procura de itens únicos e incomuns para adicionar às suas coleções, e o erro do cunho duplo é exatamente isso.
3 Moedas raras e valiosas com o erro do cunho duplo
Acompanhe a nossa lista completa de 3 moedas raras e valiosas com o erro do cunho duplo:
1- Moeda de 1 real da Bandeira Olimpíadas 2012
A primeira da nossa lista de moedas valiosas com cunho duplo é a moeda comemorativa de 1 real da Bandeira das Olimpíadas Brasileiras, fabricada em 2012.
As moedas comemorativas tendem a ser mais valiosas para colecionadores, principalmente se apresentarem erros na cunhagem.
A batida dupla presente nessa moeda é na letra “A” e na letra “L”, que se repetem em sua ilustração. Essa é a moeda mais valiosa da lista, podendo valer até R$200.
2- Moeda de 10 centavos de 2000
A segunda da nossa lista é a moeda de 10 centavos fabricada no ano de 2000, que apresenta uma batida dupla na palavra “Brasil”, que está escrita 2 vezes no mesmo lugar, dando uma impressão de profundidade.
Essa moeda é muito difícil de ser encontrada em um bom estado de conservação, já que ela teve baixa tiragem. Ou seja, se você tiver uma dessas bem conservada, pode vender para um colecionador por um preço bem bacana!
Encontrar essa moeda sem defeitos já é difícil. Com defeitos, então, é ainda mais raro.
3- Moeda de 10 centavos de 1997
A última moeda é a de 10 centavos fabricada em 1997, que apresenta batida dupla na palavra “centavos”, e também em seu ano de fabricação. Ou seja, ela não possui apenas um erro, o que aumenta seu valor para os colecionadores.
Essa moeda é a menos valiosa da lista, já que é um pouco mais fácil de ser encontrada.
Mas, ainda sim pode ser vendida por um valor bem bacana, e a tendência é que seu preço aumente cada vez mais com o passar dos anos, já que ela está ficando cada vez mais antiga!
E você? Tem alguma dessas moedas em casa?