Quem está entrando para o mundo de moedas raras certamente já ouviu falar bastante sobre moedas com os erros de reverso horizontal, reverso invertido, bifacial, etc. Mas e o erro do cunho quebrado? Do que se trata? Acompanhe a leitura para entender!
O que é o erro do cunho quebrado em moedas?
Os erros de cunhagem ocorrem quando algo dá errado durante o processo de fabricação de moedas. Eles são relativamente raros, e podem aumentar bastante o valor de uma moeda, já que contribuem para que ela se torne diferente e única.
Um dos erros mais raros do mundo da numismática, e também um dos mais valiosos, é o chamado “cunho quebrado”.
O erro do cunho quebrado em moedas ocorre durante o processo de fabricação, quando há uma falha na prensagem do metal que forma a moeda.
Isso pode resultar em uma imperfeição na borda da moeda, onde parece que uma parte do metal se soltou ou quebrou, deixando uma marca ou uma linha visível ao redor da borda.
Trata-se de um erro bem visível e fácil de ser percebido, já que moedas quebradas normalmente não são aceitas para circular em comércios.
Muitos que estão ou já estiveram em posse de uma dessas moedas podem ter pensando que ela não possui valor algum devido ao seu defeito, mas é justamente o contrário. Essas moedas podem ser vendidas por fortunas para colecionadores.
4 Moedas valiosas com o erro do cunho quebrado
Confira a nossa lista completa de 4 moedas raras e valiosas que apresentam o defeito do cunho quebrado:
1- Moeda de 5 centavos de 1994
A moeda de 5 centavos de 1994 é feita de aço inoxidável, e foi emitida logo no início do Plano Real. Ela é conhecida justamente por apresentar o erro do cunho quebrado em algumas de suas edições.
A falha na prensagem do metal pode ser observada na borda da moeda, onde uma linha ou marca irregular indica a ruptura do cunho durante o processo de fabricação.
2- Moeda de 10 centavos de 1998
A segunda moeda da lista, também do Plano Real, é a moeda de 10 centavos fabricada em 1998.
O erro dessa moeda pode ser observado acima do desenho do cabelo da figura ilustrada em sua face. Parece que um metal se soltou e ficou “colado” nessa parte da moeda. É uma moeda bem difícil de ser encontrada atualmente.
3- Moeda de 10 centavos de 2010
A moeda de 10 centavos de 2010 também apresenta o mesmo erro da moeda de 1998, que é o metal “solto” acima da ilustração da efígie. Porém, essa moeda pode ser um pouco menos valiosa em comparação a moeda de 1998, por ser de fabricação mais recente.
Quanto mais antiga for uma moeda com erros, maior será seu valor, já que ele é atualizado anualmente, e leva em consideração sua raridade.
Portanto, se você tiver essa moeda, vale a pena guardar por mais alguns anos, para conseguir realizar a venda por um valor mais atrativo!
4- Moeda de 10 centavos de 2008
A última moeda de cunho quebrado de nossa lista é a moeda de 10 centavos do ano de 2008. Ela apresenta a mesma anomalia, mas em uma parte diferente da ilustração da efígie.
Essa moeda junta dois erros de cunhagem. O primeiro é o cunho quebrado, e o segundo é o erro de letras faltando, já que a parte quebrada acabou “apagando” o B da palavra Brasil. Além disso, também “apagou” o desenho da cabeça do cavalo presente na ilustração da moeda de 10 centavos.
Por se tratar de um erro mais peculiar, essa última moeda é a mais cobiçada entre os colecionadores, e são pouquíssimas as pessoas que estão em posse dela.
Em comparação a erros como o da “data marcada”, por exemplo, as moedas com o erro do cunho quebrado são mais fáceis de identificar, já que trata-se de um defeito mais nítido. Por isso, preste bem atenção nos detalhes das moedas que você recebe em seu troco no dia a dia!