A moeda de 50 centavos conhecida como “mula” ou “moeda híbrida” é uma raridade brasileira que pode valer até 3,6 mil vezes mais do que seu valor de face, ou seja, 1.800 reais!
E tudo isso graças a um erro de cunhagem, que deixou a moeda com um “5” ao invés de “50”, uma anomalia raríssima de acontecer durante a fabricação de moedas, tornando essa moeda um raro tesouro.
Entenda mais sobre o que aconteceu no seu processo de cunhagem!
Moeda de 50 centavos que pode valer até 1,8 mil: o que ela tem de tão especial?
Uma “moeda mula” é uma moeda híbrida, ou seja, um cruzamento de cunhos. Nesse caso, essa moeda de 50 centavos, sem querer, foi cunhada com o valor de 5 centavos, no mesmo molde dos 50 centavos.
O erro foi rapidamente percebido, e as moedas foram recolhidas e devolvidas aos cofres.
Porém, alguns milhares entraram em circulação mesmo assim, e se tornaram cobiçadas por diversos colecionadores que buscam moedas com erros de cunhagem interessantes e peculiares.
Essa moeda, caso seja original, pode valer até R$1,8 MIL atualmente.
É importante especificar que estamos falando sobre a moeda original, já que essa moeda tem sido falsificada em vários locais na última década, o que acabou dificultando bastante sua venda, já que moedas falsas foram feitas apenas para vender para colecionadores.
Se você tiver uma dessas original em casa, também é importante destacar que a moeda só atinge seu valor máximo se estiver em excelente estado de conservação.
Outras moedas valiosas de 50 centavos
Caso você não tenha a “moeda mula” em casa, mas tenha outras moedinhas de 50 centavos, pode ser que você esteja guardando outras moedas raras e valiosas. Acompanhe a lista com mais raridades deste mesmo valor de face:
- Moeda de 50 centavos de 1998;
- Moeda de 50 centavos de 2000;
- Moeda de 50 centavos de 2001;
- Moeda de 50 centavos de 2002;
- Moeda de 50 centavos de 2019;
Todas essas moedas são do Plano Real. Ou seja, ainda são válidas para circulação, e a chance de você ter uma dessas em casa é grande! Vale a pena quebrar o cofrinho para dar uma conferida!
Onde vender moedas raras?
Existem diversas formas de vender sua moedinha rara. Mas o primeiro que você deve fazer é entender por quanto ela pode ser vendida.
Para isso, você deve juntar o máximo de informações possível sobre sua moeda, como seu valor de face, ano de fabricação, estado de conservação, se ela possui ou não erros de cunhagem, etc.
Depois, você vai pesquisar as características da sua moeda na internet ou em catálogos de moedas raras. Assim que encontrar, dê uma olhadinha no preço que essa moeda costuma ser vendida.
Faça uma média desse valor levando em consideração o estado de conservação de sua moeda, que é um detalhe importantíssimo para os colecionadores.
Ao chegar numa conclusão de preço justo de venda, anuncie sua moeda em marketplaces online, como Enjoei, Mercado Livre, Amazon, etc. Assim, sua moeda pode chegar a colecionadores do mundo todo, já que qualquer pessoa que pesquisar sobre ela conseguirá encontrar seu anúncio.
Não esqueça de deixar uma descrição detalhada sobre sua moeda no anúncio, para que o colecionador possa saber tudo sobre ela antes de comprar.
Certifique-se também de deixar seu número de contato visível no anúncio, para que os colecionadores interessados possam entrar em contato com você para negociações. Só tome cuidado com golpes!
Outra alternativa bacana para vender sua moedinha é anunciando em grupos de colecionadores nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Tente achar páginas e grupos que contam com várias pessoas nesse nicho.
Esteja sempre preparado para negociar o valor de sua moeda, já que seu valor máximo depende de diversos fatores.