É bem difícil encontrar moedas valiosas no seu cofrinho, ou no troco de alguma compra. E quando isso acontece, é bastante animador! Mas a pergunta que não cala é: onde vender moedas raras? Onde estão os potenciais compradores?
Fique tranquilo, pois vamos esclarecer tudinho para você! Achar os lugares certos para vender moedas não é algo difícil, e esse processo é mais prático do que você imagina.
Onde vender moedas raras?
Confira os principais locais onde você pode vender moedas valiosas:
Marketplaces online
Os locais mais práticos e rápidos para vender moedas raras são os marketplaces digitais. Marketplaces funcionam como um shopping virtual: em um só lugar, é possível comprar itens de diferentes lojas, e de diferentes nichos.
Ou seja, tem todo o tipo de produto em um só ambiente virtual! Marketplaces como a Amazon, Enjoei, Mercado Livre e Magazine Luiza são utilizados por brasileiros para procurar qualquer coisa que estejam procurando, já que se trata de um ambiente bem diverso.
Você consegue anunciar sua moeda em um desses sites facilmente, apenas adicionando uma foto da moeda, um título e uma breve descrição sobre ela. Logo, todos que buscarem na internet sua moeda, ou apenas moedas raras no geral, vão ter acesso ao seu anúncio.
Logo, é uma forma muito rápida de alcançar colecionadores de todo o Brasil e potenciais compradores.
A plataforma mais utilizada para vender moedas raras é a Enjoei. Ela conta com diversos anúncios e costuma vender bem rápido. É uma plataforma totalmente segura e confiável, tanto para o comprador quanto para o vendedor.
Leilões especializados
Anualmente, acontecem leilões especializados de vendas de moedas em todo o mundo, reunindo colecionadores sérios e moedas que valem até mesmo mais de 1 milhão de reais. São eventos sérios e respeitados para este fim.
Essa é a opção mais indicada para você, se sua moeda tiver um valor bastante elevado, do tipo que é difícil encontrar um comprador sério que esteja disposto a pagar o valor inteiro. Nesse caso, fique de olho nos anúncios de datas para estes leilões, e se programe para comparecer.
Lojas de numismática
Você já ouviu falar das lojas especializadas em vender moedas raras? Normalmente, até mesmo os funcionários dessas lojas possuem um conhecimento bastante profundo em numismática, e podem te auxiliar durante o processo de venda.
Você pode vender sua moeda para uma loja, para que ela realize a revenda.
Redes sociais e fóruns
Você também pode procurar grupos em redes sociais específicos para colecionadores. É uma opção bem bacana, já que reúne diversos entusiastas da numismática em um mesmo lugar.
Logo, ao anunciar sua moeda em um desses grupos, a chance de receber propostas boas é bem maior!
3 Dicas na hora de vender moedas valiosas
Confira algumas dicas importantes no momento de vender moedas raras:
1- Confira seu estado de conservação
No mundo da numismática, a definição do valor de uma moeda leva em consideração o seu estado de conservação. Moedas com muitos sinais de uso, sujas ou degradadas não atingem valores muito altos, mesmo que contem com peculiaridades consideradas valiosas.
Logo, as moedas que contam com aspecto de novas e estão mais conservadas chegam mais perto de atingir seu valor máximo.
2- Faça uma média do seu valor
Antes de tentar vender sua moeda, é essencial ter uma noção da sua média de valor. Para isso, reúna o máximo de informações possíveis sobre sua moeda, como: seu valor de face, ano de fabricação, estado de conservação, período histórico, características peculiares como erros ou caráter comemorativo, etc.
Depois, jogue essas informações na internet. Se encontrar sua moeda sendo vendida, preste bem atenção nos anúncios e na sua média de valor, considerando seu estado de conservação.
Assim, você poderá chegar num valor justo de venda para sua moeda. Uma forma ainda mais assertiva de chegar a essa conclusão é conferindo catálogos de moedas atualizados, pois eles informam de forma completinha o valor de cada moeda de acordo com seu estado de conservação.
3- Esteja disposto a negociar
Para conseguir vender sua moeda mais rapidamente, esteja disposto a negociar seu valor. Leve em consideração as propostas dos potenciais compradores. Mas, não caia na cilada de vender sua moeda por um preço muito mais baixo do que ela vale!
Negociar é bom, mas sempre com cautela.