Sabemos que o que mais contribui para uma moeda ser considerada valiosa é sua raridade, ou seja, a dificuldade de encontrar exemplares. O que acontece bastante quando uma moeda tem baixa tiragem, ou seja, é produzida em baixa quantidade. Saiba quais são as 2 moedas mais raras do mundo!
Moedas muito antigas ou de baixa tiragem são mais escassas, o que contribui para a multiplicação de seu valor.
Quais são as 2 moedas mais raras do mundo?
Veja agora quais são as 2 moedas mais raras do mundo:
1- Double Eagle de 1933 (Estados Unidos)
Já começamos a lista pela segunda moeda mais cara do mundo, a Double Eagle de 1933. E o motivo para ela ser tão cara assim é justamente a sua raridade.
Essa moeda foi fabricada nos Estados Unidos, e sua tiragem foi de 445 mil unidades produzidas. Você deve estar pensando que isso é um número muito alto para a moeda ser considerada tão rara assim, não é mesmo?
A verdade é que 445 mil unidades produzidas é, sim, uma tiragem baixa, por incrível que pareça. Mas o mais interessante da história ainda está por vir. Das 445 mil moedas fabricadas, nenhuma foi colocada em circulação.
Ou seja, o público não teve acesso a nenhuma dessas moedas. O que aconteceu foi que, após elas serem produzidas, o padrão-ouro das moedas, utilizado na época, foi proibido, devido a grande crise da época, conhecida como A Grande Depressão, ou “crise de 29”.
Logo, além de nenhuma dessas moedas terem sido colocadas em circulação, esse foi o último ano de produção de moedas de ouro.
E agora, você deve estar se perguntando o que aconteceu, afinal, com todos esses 445 mil exemplares da moeda que foram produzidos. O governo americano mandou derreter as unidades dessa moeda, e apenas UMA moeda não foi derretida.
Portanto, trata-se de uma moeda extremamente rara, que conta com apenas um exemplar nos dias atuais. Esse único exemplar foi guardado durante décadas, até ser vendido em um leilão por 5,747 milhões de euros!
O motivo dessa moeda ser tão valiosa, além de sua impressionante raridade, é seu valor histórico. Essa moeda carrega uma história interessante sobre a política e economia da época, e foi cunhada apenas alguns anos após a Grande Depressão nos EUA.
A tendência é que essa moeda se torne cada vez mais valiosa com o passar das décadas.
2- Edwards III 1343 (Inglaterra)
Já a moeda Edwards III 1343, fabricada na Inglaterra, é considerada a terceira moeda mais cara do mundo, também por sua raridade e história interessante.
Trata-se de uma moeda extremamente antiga, de quase 7 séculos atrás. É muito impressionante que ainda exista um exemplar dela nos dias de hoje, já que é muito difícil guardar um item por tanto tempo assim.
A moeda de ouro foi encontrada em solos ingleses, e vendida em um leilão por 5,17 milhões de euros! Pensa na sorte que foi, encontrar uma raridade dessa quase 7 séculos depois? Impressionante, não é mesmo?
Pelo fato de ter sido uma sorte gigante encontrar 1 exemplar, a chance de outro exemplar ser encontrado é quase nula, o que faz com que essa moeda seja a segunda mais rara do mundo, que assim como o Double Eagle, também conta com uma única unidade.
Para entender mais sobre a história dessa moeda, ela homenageia Edward III, que foi Rei da Inglaterra de 1327 até o ano de sua morte, e é lembrado por restaurar a autoridade real após o desastroso reinado de seu pai, Edward II.
A moeda ficou em circulação por menos de um ano, de dezembro de 1343 a julho de 1344, fazendo com que ela seja considerada ainda mais rara.
Certamente, essas 2 moedas mais raras do mundo marcaram bastante a história global!