Vemos exemplos de moedas extremamente valiosas sendo leiloadas em eventos importantes, como a Flowing Hair Dollar, a moeda mais valiosa do mundo, que foi vendida por 5 milhões de euros em um leilão em 2003.
Além dela, as 5 moedas mais caras do mundo, também vendidas por mais de 1 milhão de euros, são todas moedas internacionais. O que nos faz perguntar: e as moedas brasileiras?
A numismática brasileira também é fortíssima, contando com uma vasta gama de moedas raras e valiosas. E sim, também temos moedas que podem ser leiloadas por mais de 1 milhão de reais.
Esse é o caso da moeda fabricada em 1822 comemorando a coroação de Dom Pedro 1º. Acompanhe a leitura para entender tudo sobre ela, e o quanto ela pode valer!
Moeda mais valiosa do Brasil: Coroação de Dom Pedro 1º
A moeda mais valiosa brasileira para colecionadores de todo o mundo foi confeccionada no ano de 1822, pouco mais de 200 anos atrás, em comemoração à coroação de Dom Pedro 1º.
Em 2014, em um leilão que aconteceu nos Estados Unidos, uma delas foi vendida por 500 mil dólares, ou seja, mais de R$ 2,4 milhões na cotação atual!
De acordo com o Museu de Valores de Brasília, o item se tornou tão valioso pela sua baixíssima tiragem, já que na época, apenas 64 unidades dessa moeda foram fabricadas. Foi, talvez, a menor tiragem de uma moeda brasileira da história.
Portanto, trata-se de uma moeda rara, antiga e de importantíssimo valor histórico, cumprindo diversos requisitos para ser considerada valiosa.
Na época, essa moeda tinha o valor de face de 6.400 Réis, e foi confeccionada em ouro 22 quilates. Ou seja, na época ela já era valiosa e escassa! Agora, 202 anos depois, seu valor se multiplicou de forma impressionante.
A estimativa é de que, atualmente, existam apenas 16 unidades das 64 que foram fabricadas. As moedas estão em acervos de museus, e algumas nas mãos de colecionadores.
O mais curioso dessa história é que essa moeda nem chegou a circular oficialmente. E o motivo? Foi porque Dom Pedro 1º suspendeu sua cunhagem, pois o imperador não gostou da confecção da moeda.
D. Pedro I não aprovou o fato de ele aparecer representado na moeda de busto nu, quando na verdade, deveria estar de farda militar.
Atualmente, é possível encontrar exemplares dessas moedas em museus espalhados por cidades brasileiras.
É interessante destacar, também, que moedas antigas e de valor histórico importantes, possuem a tendência de aumentar cada vez mais seu valor conforme o tempo passa. Um dia, essa moeda pode ser vendida por mais de 5 milhões de reais. Se agora ela já é a moeda mais valiosa do Brasil, ela fará ainda mais jus desse título futuramente.
Sortudo quem tem uma dessas, não é mesmo?
Outras moedas brasileiras valiosas
A moeda de D. Pedro I, apesar de ser a moeda mais valiosa do nosso país, não é o único tesouro numismático brasileiro. Afinal, o universo de moedas raras e valiosas é bem forte no Brasil, e contamos com várias raridades que podem ser vendidas por preços altíssimos.
Acompanhe, na lista, mais alguns exemplos de moedas brasileiras extremamente valiosas:
- Cruzado de 400 Réis de 1811: Este é um dos exemplos mais raros da numismática brasileira, conhecido como “Peça da Coroação”. Seu valor pode chegar a milhares de reais, dependendo do estado de conservação.
- Cruzeiro de 960 Réis de 1822: Emitido durante o período de transição entre o Brasil Colonial e o Império, é altamente valorizado por sua raridade e contexto histórico.
- Cruzeiro de 2000 Réis de 1822: Outro exemplo das primeiras moedas do Império do Brasil, também altamente procurado por colecionadores.
- Moeda de 500 Réis de 1924 (Bordalo II): Conhecida como Bordalo II, essa moeda, devido a um erro de cunhagem, se tornou bastante rara e valiosa entre colecionadores.
Também existem diversas outras moedas do Brasil que podem ser vendidas por valores bem elevados! E você? Já tinha ouvido falar sobre a moeda mais valiosa do país?