Algumas moedas são mais valiosas devido a um valor histórico importante, baixa tiragem, erros de cunhagem, antiguidade, entre outros. Mas, são poucas as moedas que chegam a valer mais de 1 milhão de euros. Descubra agora qual é a moeda mais valiosa do mundo!
A moeda que leva esse título é americana, e é uma moeda bem escassa e raríssima de ser encontrada. Acompanhe a leitura para entender tudo sobre ela.
Qual é a moeda mais valiosa do mundo?
A moeda mais valiosa do mundo é chamada de “Flowing Hair Dollar”. Em tradução direta ao português, significa “Dólar do cabelo fluindo”. É uma moeda americana, que foi a moeda vendida pelo valor mais alto da história.
Sua fabricação foi no ano de 1794, e ela foi leiloada por mais de 5 milhões de euros em 2003, sendo considerada um tesouro nacional para os americanos, e um item histórico importante para o mundo inteiro.
E o que contribui para o seu valor ser tão elevado é sua quantidade escassa de unidades, além do fato de que ela foi a primeira moeda do dólar emitida pelo governo federal dos Estados Unidos. Seu tamanho e peso foram baseados no dólar espanhol, que era popular no comércio em todas as Américas.
Um fato interessante é que seu valor de venda convertido para o real é de 54 milhões! Ou seja, é um valor que pode comprar inúmeras casas e carros de luxo no Brasil.
Na época, 1758 exemplares dessa moeda foram cunhados, o que já é uma quantidade bem baixa, considerada uma tiragem extremamente pequena. Ou seja, até mesmo para a época, a moeda já era rara.
De acordo com o presidente de uma empresa de autenticação de moedas raras, essa peça é uma das poucas que restaram. Dos 1.758 dólares de prata que a Casa da Moeda distribuiu em outubro de 1794, talvez menos de 130 moedas ainda sobrevivem.
A chance de encontrar outro exemplar desse é muito baixa. Logo, a moeda que foi leiloada, talvez seja a única que vamos ouvir falar pelo resto de nossas vidas!
Imagine por quanto essa moeda poderá ser vendida em 30 anos? Já que, quanto mais o tempo passa, mais ela se torna antiga e rara, e ainda mais valiosa.
Quais são as 5 moedas mais caras do mundo?
Agora que você já conhece a moeda mais valiosa do mundo, confira as demais moedas que vem logo em seguida:
- Flowing Hair Dollar 1794 (Estados Unidos);
- Double Eagle 1933 (Estados Unidos);
- Edwards III 1343 (Inglaterra);
- Silver Dollar 1804 (Estados Unidos);
- Rainha Elizabeth II (Inglaterra);
Percebe-se que boa parte das moedas mais valiosas do mundo são americanas. Você deve estar se perguntando: onde estão as moedas valiosas brasileiras?
E a verdade é que a numismática brasileira, apesar de ser fortíssima, não possui nenhuma moeda que já foi vendida por mais de 1 milhão de euros. Mas, também contamos com uma moeda extremamente valiosa, que já foi vendida por um preço bem elevado em um leilão que aconteceu nos Estados Unidos.
Qual é a moeda mais valiosa do Brasil?
A moeda mais valiosa do Brasil é a moeda de 1822 feita em comemoração à coroação de Dom Pedro I. Ela já possui 202 anos, ou seja, é uma raridade brasileira. Ela foi leiloada, em 2014, nos Estados Unidos, por 500 mil dólares, ou seja, mais de R$ 2,4 milhões na cotação atual!
Sua tiragem foi ainda mais baixa do que a moeda mais valiosa do mundo, já que apenas 64 unidades dessa moeda foram fabricadas na época. A estimativa é de que, atualmente, existam apenas 16 unidades das 64 que foram fabricadas.
Ou seja, trata-se de uma moeda extremamente rara e de importantíssimo valor histórico para o Brasil. Alguns exemplares dessa moeda se encontram em museus espalhados por cidades do Brasil, e outros, estão nas mãos de colecionadores.