Será que está na hora de trocar o colchão? Existem alguns sinais que podem indicar que chegou o momento de investir em um colchão novo, a fim de manter a saúde e o bem-estar.
Afinal, a qualidade do nosso colchão interfere diretamente na nossa saúde como um todo, por impactar o nosso sono. Pensando nisso, nós do Dicas do Dia reunimos algumas considerações que você deve levar em conta. Acompanhe e saiba mais!
5 sinais de que está na hora de trocar o colchão
Existem alguns sinais que podem nos ajudar a entender que é hora de trocar o colchão e assim recuperar aquelas noites de sono de qualidade.
A seguir, descrevemos alguns pontos de atenção que podemos levar em conta. Continue lendo e analise com a gente!
1. Deformidades e áreas mais fundas
Um bom colchão não pode apresentar deformidades e áreas muito fundas. Ele precisa ter uma superfície plana, nem muito mole e nem muito firme, para proporcionar conforto e bem-estar.
Se você tem notado que o seu colchão está ficando muito deformado, inclusive quando não há ninguém deitado sobre ele, talvez esteja na hora de considerar a aquisição de um novo.
Veja mais: Truques perfeitos para o deck de madeira ficar brilhando
2. A marca do corpo permanece muito tempo
Quando você acorda pela manhã, percebe que a marca do seu corpo permanece por muito tempo no seu colchão? Então pode ser que esteja na hora de fazer a troca. Isso porque, o colchão precisa ter uma certa resiliência para não proporcionar a perda de sustentação ao longo da noite.
É normal que ele afunde um pouquinho quando nos deitamos, mas algo superficial, e não profundo e muito menos que permanece marcado por muito tempo.
3. Não é mais possível limpar
Outro sinal de que é hora de trocar o colchão é a sujeira que já não sai mais de forma alguma. Se há manchas, sujidades impregnadas e até mau cheiro, talvez seja o momento de fazer a troca.
Caso contrário, toda essa sujeira pode acabar prejudicando a sua saúde. Pense nisso!
4. Você acorda com muita dor no corpo
Se você não tem nenhum problema de saúde que justifique acordar com muita dor no corpo, pode ser que esse sintoma seja um indicativo de que está na hora de trocar o colchão.
Claro que podem ser outras causas, mas, é bom analisar o colchão e verificar se não é ele quem está causando algum desconforto no seu dia a dia.
5. Você tem sentido as molas do colchão
Outro sinal de que é hora de trocar o colchão é você sentir as molas dele quando se deita. Essa sensação não é considerada normal! Se você sente as molas, é porque a espuma já está muito gasta.
E, convenhamos, as molas podem ser bem desconfortáveis, concorda? Portanto, não normalize esse desconforto e considere a possibilidade de trocar o seu colchão assim que for possível.
Veja mais: Tem muita abelha na cozinha? Veja o que fazer para espantar