Diversos fatores podem contribuir para uma moeda se tornar valiosa, e muitas vezes, moedas que julgamos ser comuns, podem conter uma peculiaridade raríssima e valorizada por colecionadores. O mundo das moedas raras é uma caixinha de surpresas. Veja qual é a moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa!
Os defeitos de cunhagem em moedas são uns dos detalhes mais poderosos para multiplicar seu valor de mercado, já que moedas com erros são, de longe, umas das mais cobiçadas por colecionadores.
A moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa teve sua valorização graças a um erro de fabricação bastante peculiar e interessante, que é o defeito bifacial. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o que é essa anomalia, como ela ocorre e qual é o valor dessa moedinha!
O que é uma “Moeda bifacial”?
Esse é um dos erros mais valiosos da numismática, já que é bem raro de ocorrer, e deixa a estética da moeda um tanto quanto peculiar, já que é uma anomalia bem difícil de ser ignorada ao pegar uma dessas moedas na mão.
A moeda bifacial é aquela que possui o reverso e o anverso com as imagens ou caracteres iguais, ou seja, possui lados idênticos. Das falhas de fabricação de moedas, essa é uma das mais interessantes para os colecionadores.
A parte repetida da moeda pode ser tanto seu valor de face e ano de fabricação, quanto sua ilustração (efígie).
Uma moeda bifacial bastante interessante é aquela que repete sua ilustração tanto no anverso quanto no reverso. Ou seja, não apresenta o lado em que é informado seu valor de face e ano de fabricação, se tornando uma moeda bifacial sem valor e data.
Essas moedas são bastante valiosas, e extremamente raras. Mas, a moeda que apresentaremos hoje, conta com essa anomalia de uma forma diferente. O lado repetido é justamente o que mostra seu valor de face e ano de cunhagem.
Qual é a moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa?
A moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa, atualmente, é a de 50 centavos de 2007 bifacial. O que provavelmente deve estar te fazendo se perguntar qual é o diferencial dessa moedinha, já que existem outras moedas bifaciais de outros anos, até mesmo mais antigas.
E é aí que vem a cereja do bolo: além de ser bifacial, essa moeda também possui o erro do reverso invertido 180 graus, que também é um dos mais valiosos do mundo da numismática.
Ou seja, além dela apresentar dois erros de cunhagem, o que já é raro, ainda são uns dos erros mais valorizados pelos colecionadores.
Trata-se de uma verdadeira raridade, uma moeda brasileira de 50 centavos completamente escassa, o que contribui ainda mais para o aumento de seu valor.
Atualmente, ela pode valer até R$4.500 se estiver em excelente estado de conservação. Mas a tendência é que, com o passar dos anos, seu valor se multiplique ainda mais. Já que, com o tempo, essa moeda que já é rara, se tornará ainda mais.
Se você tem uma dessas em casa, pode se considerar bastante sortudo!
O que é o erro do reverso invertido 180º?
O outro erro interessante presente na moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa é o de reverso invertido 180º. Para quem é novato no mundo da numismática, esse é um dos erros mais conhecidos e valorizados por colecionadores.
O erro do reverso invertido ocorre quando, acidentalmente, um lado da moeda é cunhado de cabeça para baixo em comparação ao lado correto, formando um ângulo de aproximadamente 180º.
É uma anomalia bem fácil de perceber, já que é bastante chamativa. Ou seja, se você tiver uma dessas, vai ser fácil identificar.
E aí, você já tinha ouvido falar anteriormente sobre a moeda brasileira de 50 centavos mais valiosa? Conta pra gente!