Ao começar a entender melhor sobre moedas raras, percebemos que, para uma moeda ser valiosa, na maioria das vezes ela precisa ter um erro de cunhagem, ser muito antiga, ser comemorativa ou ter alguma peculiaridade no geral. Mas é bem difícil ver uma moeda comum, sem erros, alcançando valores altos.
Mas há uma moeda comum de 1 real que foge dessa regra, já que não precisa contar com anomalias para alcançar um bom valor.
Ou seja, se você só tem moedas comuns em casa, e já estava desanimado, achando que nenhuma delas deve ser valiosa, vale a pena prestar atenção para ver se você tem essa moedinha comum valiosa!
Qual é a moeda comum de 1 real valiosa?
Acredite ou não, mas essa moeda não tem defeito nenhum e é a mais rara. Estamos falando do 1 real do ano de 1999! Não é uma moeda comemorativa, não possui anomalias e não teve um processo de fabricação especial.
E agora você se pergunta: então o que tem de tão especial nela, afinal?
O que faz com que essa moeda se destaque para colecionadores é sua baixíssima tiragem. Não há nenhuma moeda comum que saiu com a tiragem menor do que a dessa de 1 real de 1999.
E a dica é: se você tem uma dessas em mãos, guarde por mais alguns anos! Se estiver considerando vender sua moeda comum por agora, lembre-se que a tendência dela é valorizar cada vez mais com o passar dos anos, graças a esse diferencial da menor tiragem de todas as moedas de 1 real, fazendo com que seja a mais rara desse valor.
Outro destaque da moeda é seu material, que não é mais utilizado atualmente para a cunhagem de moedas, tornando-a ainda mais rara.
A tiragem dessa moeda foi de apenas 3 milhões de quantidades produzidas, e seu valor atualizado em 2024 é de R$450, de acordo com catálogos de moedas. E isso apenas em seu estado comum!
Para alcançar seu valor máximo, a moeda deve estar em excelente estado de conservação. Mas, se você tiver essa moeda comum com alguns sinais de uso, não tem problema, pois apesar de não alcançar seu valor máximo, ela pode sim ser vendida por um preço bacana.
Onde vender moedas raras?
Para vender sua moeda rara, a alternativa mais prática e rápida é anunciando o item na internet. Certifique-se de tirar fotos boas da moeda, em que ela esteja nítida, para que os potenciais compradores possam avaliar bem.
Não esqueça também de deixar uma descrição bem completa sobre a moeda, detalhando seu estado de conservação de acordo com os termos da numismática, seu ano de fabricação, valor de face, etc.
Deixe também seu telefone para contato visível para os visitantes do anúncio, para que eles possam entrar em contato com você para negociar a compra da moeda. Só tome cuidado para não cair em golpes!
Algumas plataformas digitais recomendadas para a venda de moedas raras são: Enjoei, Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza. São plataformas 100% confiáveis e que garantem toda a segurança intermediando o vendedor e o comprador.
Outras alternativas para vender sua moeda são:
- Grupos de numismática em redes sociais: em redes sociais como o Facebook, por exemplo, há grupos que reúnem colecionadores de todo o Brasil, para falar sobre moedas e também anunciar raridades;
- Leilões especializados: os leilões especializados em numismática são grandes eventos que acontecem em todo o mundo, e que reúnem colecionadores sérios que buscam peças valiosas. É a melhor opção para quem possui uma moeda muito valiosa, com preço acima de 5 dígitos;
- Lojas de numismática: também existem as lojas específicas para venda de moedas raras. Basta entrar em contato com os gestores e apresentar sua moeda, para que eles avaliem se possuem interesse em comprar para revender.
Você pode vender sua moeda comum ou com anomalias explorando qualquer uma dessas alternativas.