Responda com sinceridade: você se lembra quando foi a última vez que limpou sua caixa d’água? Esse é um item que costuma passar despercebido até que o abastecimento ou a água apresente algum problema.
O ideal é higienizar o reservatório regularmente, para evitar problemas como água com sabor ruim ou interrupção no fornecimento. Mas como limpar caixa d’água? A seguir, você confere todos os passos para realizar essa tarefa. Vamos juntos?
Passo a passo de como limpar caixa d’água
Limpar a caixa d’água é uma tarefa mais simples do que muitos pensam, basta seguir os passos essenciais para ter praticidade nesse processo. A seguir, apresentamos quais são e dicas para facilitar esse trabalho:
-
Separe tudo o que você vai precisar para limpar caixa d’água
Se você separar tudo o que vai precisar, fica mais fácil realizar a tarefa, sem parar para achar ou comprar algo. Mas o que você vai necessitar? Veja a lista que preparamos:
- Luvas;
- Panos limpos;
- Esponja macia;
- Balde;
- Água sanitária.
-
Feche o registro de água da casa
Seu próximo passo é fechar o registro da casa, para cortar o fornecimento de água que vem direto da rua. Se não puder cortar esse abastecimento, você pode prender a boia do reservatório, o que bloqueará a entrada de água.
-
Esvazie parte da caixa d’água
Recomenda-se que esvazie parte da água da caixa, deixando cerca de um palmo no fundo do recipiente. Para evitar desperdícios, você pode fechar o registro um dia antes da limpeza e ir consumindo o que já está no reservatório.
Se mesmo assim a caixa estiver com muita água, separe tudo em baldes e utilize em tarefas domésticas como faxina, lavagem de roupa e quintal, entre outras. O importante é não desperdiçar água!
-
Feche a saída de água da caixa
Você vai precisar do resto de água que ficou no fundo da caixa! Se não fechar a saída do reservatório, esse residual pode descer pelo cano. Feche usando uma tampa específica para esse fim ou um pano que bloqueie a passagem.
-
Faça a limpeza da caixa d’água
Coloque as luvas e esfregue a parte interna da caixa d’água usando uma esponja. Se for um reservatório de cimento ou concreto, você pode usar uma escova de fibra vegetal.
Então, passe a água sanitária e esfregue mais uma vez, dando atenção especial ao fundo e às paredes da caixa. Remova todos os resíduos de mofo ou sujeiras sólidas que estejam grudadas.
-
Seque o reservatório
Depois de esfregar toda a caixa, você deve secá-la, removendo o resto de água que ficou no fundo e eventuais resíduos. Tire tudo usando um balde e panos para absorver o resquício de água.
-
Encha a caixa d’água novamente
Após a secagem do reservatório, abra o registro e deixe a caixa encher novamente. Mas atenção a um detalhe: mantenha a saída de água fechada. Quando ela estiver cheia, coloque dois litros de água sanitária para cada mil litros de água.
Deixe agindo por duas horas. Durante esse tempo, não utilize a água da caixa! Então, feche o registro mais uma vez e abra a saída da caixa d’água. Isso fará com que a água com água sanitária desça pela tubulação, fazendo uma limpeza interna.
Vale citar que não se deve utilizar essa água para banhos ou preparo de alimentos, somente em descargas e faxinas. Assim, elimina-se o risco de intoxicações.
-
Abra o registro definitivamente e volte a usar a água
O último passo é abrir o registro e voltar a usar a água. Feche bem o reservatório, para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Faça esse mesmo processo a cada seis meses.
Confira também 10 dicas que realmente funcionam para economizar água!