As moedas com erros de cunhagem são bastante valorizadas por colecionadores, por serem itens peculiares e únicos, capazes de diversificar bem uma coleção. Ou seja, essas moedas podem alcançar valores elevados.
A maioria das moedas com erros contam com apenas uma denominação. Como moeda bifacial, moeda de reverso invertido, moeda de cunho marcado, e por aí vai. E essas já são consideradas raridades valiosas.
Mas, e quando a moeda apresenta mais de um erro de cunhagem, e mais de uma denominação? Entenda quais são e quanto podem valer as moedas que apresentam mais de uma anomalia!
Conheça as 2 moedas com a maior quantidade de erros de cunhagem
Entenda quais são as moedas que possuem mais de um erro de cunhagem, e como isso pode contribuir para que seu valor se multiplique ainda mais!
1- Moeda de 50 centavos de 2007
A primeira da nossa lista é a moeda de 50 centavos de 2007, que é um tanto quanto peculiar, e conta com um processo de fabricação muito interessante, já que a moeda é bifacial e de reverso invertido ao mesmo tempo!
O erro da moeda bifacial ocorre quando a moeda tem o anverso e reverso com as imagens ou caracteres iguais, ou seja, possui os lados idênticos.
Já o erro de reverso invertido ocorre quando um lado da moeda está girado em um ângulo de aproximadamente 180 graus, ou seja, de cabeça para baixo, em comparação ao lado correto.
Você deve estar se perguntando: se os lados estão girados em posições diferentes, como eles são iguais? E a resposta é: eles possuem os mesmos elementos, imagens e palavras, o que não deveria acontecer.
Ou seja, além dessa moeda apresentar 2 erros de cunhagem, o que já é raro, ainda são os defeitos mais valorizados pelos colecionadores!
Essa moeda é bastante escassa atualmente, já que poucas pessoas contam com uma dessa em casa. E sua raridade contribui ainda mais para sua valorização.
Seu preço de catálogo atualizado é de até R$4.500 caso esteja em excelente estado de conservação. E é claro que esse preço vai subir cada vez mais com o passar dos anos, já que trata-se de uma moeda antiga, com quase 2 décadas de sua fabricação, e erros de cunhagem um tanto quanto interessantes.
2- Moeda de 1 real do centenário do JK
A segunda moeda da nossa lista é a moeda comemorativa do centenário do ex-presidente JK (Juscelino Kubitschek). É uma moeda valiosa atualmente até em seu estado comum, graças ao seu valor histórico.
Mas, ela também pode apresentar diversos erros de cunhagem, uns mais valiosos que os outros. E tem uma unidade específica dessa moeda que apresenta mais de um erro de cunhagem, o que é bastante impressionante para qualquer colecionador.
Essa unidade específica apresenta os erros de traços vazados, data marcada e palavras repetidas ao mesmo tempo.
Isso porque ela possui alguns elementos de seu reverso vazados no anverso, mais especificamente, algumas linhas que não pertencem originalmente a sua ilustração. Além dessas linhas vazadas, temos a data de fabricação da moeda repetida, que é o segundo erro.
O segundo erro se enquadra tanto na anomalia de “data marcada” quanto na de “palavras repetidas”, já que a informação do ano de fabricação aparece 2 vezes na moeda, também podendo ser denominada como “moeda de cunho duplo”.
Muitos termos numismáticos, não é mesmo? Mas tudo isso é para mostrar que trata-se de uma moeda bastante valorizada, já que se enquadra na denominação de diversos erros de cunhagem muito valorizados por colecionadores.
Essa moeda, fabricada em 2002, ainda está em seu processo de valorização. Logo, ela vale em média R$40, mas certamente vale a pena guardar ela por mais alguns anos para conseguir vender por um preço mais elevado e atrativo!
E você, já viu alguma moeda que apresenta vários erros de cunhagem?
Tenho vinte e oito (28) moedas da coleção 2016 ,entre elas banco do Brasil 40 anos tem 6 unidades, e outras tantas ,vendo todas por um bom preço,