Os numismatas – estudiosos que interessam por moedas, medalhas e cédulas – estão dispostos a pagar altos valores por exemplares excepcionais. Impulsionados por uma combinação de paixão e oportunidade de investimento, essas pessoas podem desembolsar milhares de reais por essas peças.
As razões para uma moeda ser considerada rara podem variar. Por via de regra, moedas com uma produção limitada tendem a ser mais escassas e valiosas. A razão para uma moeda ser produzida em menor número também varia.
Em muitos casos, no entanto, o que torna a moeda especial não está ligado ao lote, mas ao exemplar em si. Moedas com atributos únicos costumam chamar a atenção dos colecionadores. Muitas vezes, essas singularidades nada mais são que erros de cunhagem.
Moedas com erros de cunhagem
As moedas com erros de cunhagem são fascinantes para colecionadores. Tais erros podem ocorrer de várias maneiras durante o processo de fabricação das moedas, e acabam resultando em moedas com aparência bastante singular.
Essas falhas podem ocorrer em diferentes graus de gravidade. Alguns defeitos conhecidos entre os numismatas incluem moedas com faces idênticas, reversos invertidos, partes do desenho modificados ou faltando e cunhos duplicados ou rachados.
Moeda de 50 centavos que vale R$300
Sim, existe uma moeda de 50 centavos que vale aproximadamente R$300. Um exemplar está à venda por esse exato valor no site Numismática Castro. A moeda em questão é do ano de 2001, e tem como seu material de fabricação o cuproníquel.
O mais curioso acerca dessa moeda, e razão pela qual seu valor é tão elevado, é sua borda diferente, de 3mm de espessura. Conforme consta no site, essa moeda parece ter sido cunhada por “um disco diferente”, em razão do seu tamanho anormal e por não ter a inscrição no local devido.
Como vender moedas online
Antes de começar a vender, é importante entender o mercado de moedas e avaliar o valor das suas moedas. Isso pode incluir pesquisas em sites de leilão, fóruns de colecionadores e catálogos de preços. Um bom catálogo online é o do site Moedas do Brasil.
No entanto, considere consultar um numismata ou especialista em avaliação de moedas. Isso é importante, em especial, se você acredita que sua moeda possa ser particularmente valiosa. Em muitos casos, pessoas sem a devida familiaridade com a numismática não são capazes de analisar a peça que possuem de forma assertiva.
Estado de conservação
Para vender sua moeda é preciso saber qual seu estado de conservação. Esse é um quesito muito importante e deve ser avaliado com cuidado. Isso porque as condições de preservação da moeda irão ser determinantes para estipular seu valor.
Moedas bem conservadas valem significativamente mais que moedas muito gastas, com arranhões ou outras marcas causadas pela ação do tempo. Mais uma vez, os profissionais do ramo são as pessoas mais indicadas para esse serviço.
Consultando os especialistas
Você pode fazer algumas buscas online por especialistas no assunto. Quando achar uma casa de leilão ou loja online que seja do seu agrado, entre em contato para agendar uma consulta. Grande parte desses profissionais oferecem serviços de avaliação gratuitos.
Vendendo as moedas
Existem várias opções para vender moedas online, incluindo sites de leilão (como os das casas especializadas que avaliam as peças), redes sociais e marketplaces. Caso opte pela primeira opção, você deve se informar junto a casa escolhida sobre o procedimento de venda.
Pode ser mais simples, entretanto, optar por outras alternativas. No caso das redes sociais, uma plataforma que conta com comunidades voltadas para compra e venda de moeda é o Facebook. Entre em um desses grupos para anunciar suas moedas.
Fotos de alta qualidade são essenciais para atrair compradores online. Além disso, forneça descrições precisas e detalhadas de cada moeda, incluindo sua condição, ano, país de origem e quaisquer características especiais.
Bom noite euteu Mendes de um 1 real pra verdade