Se você sofre com ansiedade, saiba de um detalhe importante: a decoração de seu lar pode influenciar diretamente nesse problema, amenizando os sintomas.
Mas, afinal, como deve ser a decoração do lar para amenizar a ansiedade? Aqui, falamos tudo o que você pode fazer. Continue a leitura para conferir e adote nossas dicas!
-
Use elementos que proporcionam isolamento acústico
O ideal é que o ambiente não tenha poluição sonora, por isso se recomenda utilizar elementos que proporcionam um melhor isolamento acústico. É o caso do tapete, bem como da cortina.
Eles evitam o eco no cômodo e a cortina ainda conta com o diferencial de barrar parte do barulho da rua. Assim, é possível garantir um ambiente mais agradável, inclusive mais propício ao descanso, sem atrapalhar seu sono.
Para reforçar esse resultado, recomenda-se que utilize tapetes e cortinas feitos com materiais mais encorpados. Além de isolar melhor a acústica, eles também contribuem para que se tenha um ambiente mais aconchegante.
-
Adote a iluminação adequada
A iluminação também influencia na ansiedade! Para proporcionar um estado de relaxamento e redução do estresse, indica-se que utilize a luz indireta e amarela.
O motivo é simples: a luz direta e branca é estimulante. Portanto, pode ter um impacto negativo nos sintomas da ansiedade, intensificando-os de maneira significativa.
Por isso, se a decoração de seu lar já tiver luz branca, considere inserir luminárias ou trocar as lâmpadas, apostando em versões neutras ou amareladas.
Adote essa dica principalmente em ambientes de descanso, como a sala e o quarto. Desse modo, conseguirá relaxar com maior facilidade, inclusive dormir melhor.
-
Aposte em cores calmantes
As cores também podem influenciar diretamente na ansiedade, por isso é importante saber utilizá-las. De maneira geral, tons como o cinza, o azul e o verde passam uma sensação calmante.
Mas como inserir essas tonalidades na decoração do seu lar? Na realidade, existem diferentes formas de fazer isso! Você pode, por exemplo, pintar uma ou mais paredes do cômodo com uma dessas cores.
Também dá para usar papel de parede ou obras de arte que tenham essas tonalidades. Se a grana estiver curta para fazer esses investimentos, considere inserir pequenos objetos na decoração.
Vale a pena utilizar almofadas nessas tonalidades, bem como tapetes pequenos, vasos com arranjos florais, adornos, itens de decoração diversos, entre outros. Assim, você dará pequenas pinceladas de cor e muito estilo à decoração, e de quebra ainda reduz sintomas de ansiedade.
-
Insira elementos naturais na decoração para diminuir a ansiedade
Outra dica infalível para decorar e reduzir a ansiedade é inserir elementos naturais no ambiente. Entre eles, destaque para as plantas, madeira, cristais e palha.
Esses elementos remetem à natureza, por isso dão maior sensação de tranquilidade. Consequentemente, é possível relaxar com maior facilidade, tendo um espaço muito mais agradável.
Especificamente sobre as plantas, vale lembrar que elas também ajudam a purificar o ar, portanto, contribuem positivamente com a saúde dos moradores, sobretudo aqueles que têm problemas respiratórios.
-
Mantenha a organização
Chegar em casa e encontrar espaços organizados faz toda a diferença, principalmente para quem convive com a ansiedade. Não é para menos, afinal, evita-se o estímulo visual e se tem maior impressão de serenidade.
Por isso, mantenha a organização nos ambientes. Isso também ajudará nas tarefas domésticas, reduzindo o tempo que passa arrumando a casa. Para ter mais organização, livre-se de excessos, desfazendo-se do que não usa mais.
Além disso, mantenha itens pequenos em caixas ou cestos organizadores. Se tirar algo do lugar, retorne esse objeto para seu local assim que terminar de utilizá-lo. São pequenas atitudes que fazem a diferença!
Aproveite para conferir também 3 receitas que ajudam a acabar com a ansiedade!