Durante o processo de fabricação de moedas, podem ocorrer algumas anomalias, que aumentam bastante o valor de uma moeda. Afinal, os colecionadores estão sempre em busca de moedas peculiares ou com erros. Essa moeda de 50 centavos sem o zero é um ótimo exemplo de anomalia um tanto quanto interessante!
Os erros de cunhagem que podem ocorrer em moedas são inúmeros. Em algumas moedas, pode aparecer palavras repetidas, como a palavra “Brasil” ou “Reais” duplicadas. Esse é o chamado erro de “cunho duplo”.
E o contrário também acontece: enquanto algumas moedas são cunhadas com palavras ou letras a mais, outras podem ser cunhadas com algum elemento a menos, como uma palavra, letra, número ou alguma parte de sua ilustração.
Conheça a moeda de 50 centavos sem o zero!
A moeda de 50 centavos de 2012 foi fabricada sem o zero, como se fosse uma moeda de 5 centavos, mas no molde de uma de 50. Isso foi proveniente de uma falha no processo de produção na casa da moeda.
Essa moeda pode ser enquadrada como uma “moeda mula”, ou “moeda híbrida”, que é a moeda que seu valor de face não condiz com o seu formato.
É extremamente raro encontrar moedas com essa anomalia, já que ela é bem difícil de ocorrer. E, quando alguma moeda é fabricada com um defeito como este, assim que ele é percebido, as unidades são recolhidas pela própria casa da moeda.
Ou seja, é bem difícil uma moeda como essa entrar em circulação oficialmente e acabar chegando em suas mãos. Então, se você tem uma dessas, pode se considerar bastante sortudo!
Agora vamos ao que interessa: o valor dessa moeda. De acordo com catálogos atualizados de 2024, essa moeda pode valer até R$1.800 se estiver em excelente estado de conservação, livre de sinais de uso.
Mas, se você tiver uma dessas com sinais de uso, não desanime! Pois ela ainda pode ser bastante valiosa. Basta negociar bem com o colecionador interessado em sua moeda. O valor do catálogo serve apenas como uma referência para que você possa ter um norte de quanto vale aproximadamente sua moeda.
Como saber quando é a hora de vender uma moeda?
Uma dúvida comum é: devo vender minha moeda agora ou aguardar mais um pouco?
Utilizando como exemplo essa moedinha de 50 centavos sem o zero, é importante prestar atenção em sua data de fabricação. Ela foi fabricada há 12 anos atrás, o que não é considerado muito tempo no mundo da numismática.
Ou seja, ela ainda é uma moeda recente. Ou seja, por não ser uma moeda considerada antiga, ela ainda não chegou no auge de sua raridade. Afinal, sua tendência é se tornar cada vez mais escassa, cada vez mais difícil de ser encontrada.
Os colecionadores valorizam bastante a raridade de uma moeda, e estão dispostos a pagar um valor maior por itens mais raros. É importante ressaltar, também, que os valores das moedas são atualizados nos catálogos todos os anos, e a tendência é apenas subir.
Ou seja, se você tiver uma moeda que ainda não chegou no auge de sua antiguidade e raridade, talvez seja uma melhor alternativa aguardar mais alguns anos para realizar a venda. Assim, você consegue vender sua moeda por um preço mais atrativo e vantajoso.
Isso vale não apenas para a moeda de 50 centavos sem o zero, mas também para todas as moedas consideradas valiosas, seja por alguma anomalia rara, valor histórico, caráter comemorativo, baixa tiragem, entre outros.
São muitos os fatores que contribuem para uma moeda se tornar valiosa. Mas certamente, a raridade da moeda é o mais importante. Quanto maior a dificuldade para encontrar, maior o valor.
E você? Já viu alguma moeda de 50 centavos sem o zero?