Se você guarda moedinhas antigas em casa, pode ser que esteja em posse dessa moeda rara e valiosa de 16 anos atrás, que atualmente pode valer uma fortuna dependendo de seu estado de conservação.
O que faz com que essa moeda seja tão especial é uma pequena peculiaridade, um defeito de fabricação chamado de “disco cortado”, bastante valorizado por colecionadores de todo o mundo!
Ou seja, se você tiver uma dessas, pode ter certeza que possui uma preciosidade brasileira em mãos. Entenda mais sobre qual é essa moeda, suas características e valor de venda.
Conheça a moeda de 16 anos atrás que pode ser bastante valiosa
A moeda que estamos nos referindo é a de 1 real fabricada em 2008, ou seja, 16 anos atrás. Apesar de fazer uma década e meio de sua produção, é comum achar moedas dessa época em seu cofrinho. Portanto, vale a pena dar uma conferida para tentar encontrar esse item.
E, sem mais delongas, vamos ao que torna essa moeda tão especial: um erro de cunhagem chamado de “disco cortado”.
Trata-se de um tipo de erro que pode ocorrer durante o processo de fabricação de moedas. Ele ocorre quando o disco metálico utilizado para produzir as moedas não é completamente cortado ou separado corretamente da tira de metal durante a produção.
Como resultado, uma parte do disco permanece conectada à tira de metal, criando uma falha na moeda acabada. Essa falha pode assumir várias formas, mas geralmente é visível como uma seção alongada ou uma borda irregular na moeda.
Dependendo da extensão do erro, o disco parcialmente conectado pode permanecer ligado à moeda ou ser removido durante a circulação, deixando uma lacuna perceptível.
Nessa moeda em específico, a lacuna fica localizada em sua borda inferior. Essa anomalia pode ocorrer de diferentes formas, diferentes tamanhos e em lugares diferentes da moeda.
Ou seja, cada moeda com essa anomalia é única, pois é muito raro ela sair igual em mais de uma moeda.
O corte de uma moeda de disco cortado pode ser reto ou curvo. Nessa moeda, o corte é curvo, e ao pegar outra moeda de 1 real e aproximar de seu corte, resulta em um encaixe perfeito.
Qual é o valor da moeda de 1 real de 2008 com disco cortado?
Essa moeda de 16 anos atrás, atualmente, pode valer até R$280 (valor atualizado de catálogos de 2024) caso esteja em seu melhor estado de conservação.
A tendência é que seu valor aumente cada vez mais com o passar dos anos. Se você tiver uma dessas, pode escolher vender sua moeda agora, ou aguardar mais alguns anos para que ela valorize ainda mais, e você consiga realizar a venda por um preço mais atrativo.
Só tome cuidado com falsificações. Se você tiver essa moeda, confira se ela realmente é original seguindo as dicas do vídeo acima. Algumas moedas com erros são falsificadas numa tentativa de vender por valores altos para colecionadores.
Como anunciar minha moeda rara na internet?
Se você deseja anunciar sua moeda rara em marketplaces digitais para tentar encontrar colecionadores interessados, siga algumas dicas para otimizar seu anúncio:
- Tire fotos boas da sua moeda, que dê para enxergar nitidamente suas características, valor de face, e erros de cunhagem, caso ela possua algum. Tire fotos de todos os ângulos, e de ambos os lados;
- Deixe uma descrição detalhada sobre seu ano de fabricação, valor de face, estado de conservação, e tiragem, caso tenha acesso a essa informação;
- Deixe seu número de contato visível no anúncio, para que os potenciais compradores possam entrar em contato com você para negociar sua moeda. Só tome cuidado com golpes, e não realize a venda por fora do marketplace escolhido.
Um marketplace bastante seguro para a venda de moedas é o Enjoei. Ele oferece segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor, acompanhando cada etapa da venda.
E você, tem essa moeda valiosa de 16 anos atrás, ou alguma outra moeda rara?