Quando falamos sobre erros de cunhagem em moedas, é comum que venha na cabeça erros como o reverso horizontal, bifacial, data marcada, entre outros. Um erro menos conhecido, mas tão valioso quanto, é o do disco cortado.
Ele é menos conhecido justamente por ser bem mais raro. Ou seja, as moedas que apresentam essa anomalia são peculiares e únicas, e muito interessantes para colecionadores. Se você tiver uma delas, pode vender por um preço elevado!
Acompanhe a leitura para entender o que é esse erro, como ele acontece, e quanto valem as moedas que apresentam essa anomalia.
O que é o erro do disco cortado em moedas?
O erro do disco cortado em moedas é um termo usado para descrever um tipo específico de erro de cunhagem em moedas.
Esse erro ocorre quando a cunhagem da moeda é interrompida antes que ela seja totalmente formada, resultando em uma aparência que lembra um disco cortado em duas partes.
Geralmente, isso acontece devido a problemas mecânicos durante o processo de fabricação das moedas, como uma falha no equipamento de cunhagem ou um problema no metal utilizado.
Os tipos mais comuns de corte são o corte reto, que ocorre na extremidade da chapa, chamado de “fim de chapa”, e o corte curvo, que ocorre quando intercepta o corte de outro disco redondo na chapa criando um efeito de meia-lua.
É bem difícil conseguir uma moeda dessas para uma coleção, já que elas são bastante escassas no mercado, o que aumenta seu valor. Elas diversificam bem qualquer coleção, trazendo peculiaridades diferentes e interessantes.
3 Moedas valiosas com o erro do disco cortado
Confira exemplos de 3 moedas raras e valiosas com o erro do disco cortado:
Moeda de 1 real de 2019
A primeira moeda da lista é a de 1 real de 2019, que possui o disco cortado nos dois lados. Em seu reverso, a anomalia aparece no seu lado esquerdo, próximo ao valor da face “1”. É um corte pequeno, mas que já torna a moeda única e valiosa.
É preciso prestar bem atenção nos detalhes de suas moedas para não deixar uma anomalia valiosa como essa passar despercebida.
Moeda de 1 real de 2008
A moeda de 1 real de 2008, um pouco mais antiga, apresenta a anomalia do disco cortado de uma forma ainda mais surpreendente. O corte aparece na borda da moeda, na parte de baixo, fazendo com que ela não complete um círculo perfeito.
Essa moeda certamente é uma jóia da numismática brasileira. Seu corte é curvo, e ao pegar outra moeda de 1 real e aproximar de seu corte, resulta em um encaixe perfeito.
Mas ao achar uma moeda dessas, fique atento quanto a sua originalidade, pois a prática de falsificação de moedas é comum.
O valor de catálogo para essa moeda, atualmente, é de R$280.
Moeda de 50 centavos de 1961
Uma moeda um pouco mais antiga que apresenta esse erro é a de 50 centavos de 1961. O erro do disco cortado pode acontecer em qualquer moeda, de qualquer valor e material.
Por se tratar de uma moeda mais antiga, seu valor também é mais elevado, graças à sua raridade e escassez no mercado. Afinal, moedas desse ano não são mais circuladas atualmente e nem válidas para compras em comércios.
Ou seja, é muito difícil alguém ainda guardar uma dessas.
O detalhe mais interessante do erro do disco cortado é que ele pode ocorrer de diferentes formas, diferentes tamanhos e em lugares diferentes da moeda. Ou seja, cada moeda com essa anomalia é única, pois é muito raro a anomalia sair igual em mais de uma moeda.
Se você estiver desconfiando que sua moeda possui esse erro, descreva ela nos comentários para te ajudarmos a entender se realmente se trata de uma moeda de disco cortado!