Quando falamos sobre erros de cunhagem em moedas, é comum que essas anomalias estejam presentes em seu anverso ou reverso. Como por exemplo, o erro da moeda bifacial, que é aquela que possui dois lados iguais. Mas também é possível que uma moeda apresente anomalias em sua borda!
Os erros de fabricação de moedas que afetam sua borda são pouco comentados, mas também são bastante valiosos para os colecionadores, que estão sempre atrás de moedas com peculiaridades diferentes e únicas.
Acompanhe a leitura para entender quais são os defeitos que podem afetar a borda de uma moeda, e exemplos de moedas com esse tipo de anomalia.
Quais são os erros de cunhagem que podem afetar a borda de moedas?
Confira a lista de erros de cunhagem que podem afetar a borda de uma moeda:
- Ondulação na borda;
- Cunho cortado;
- Palavras invertidas;
- Palavras repetidas;
- Palavras faltando;
- Rastros nas estrelas;
- Estrelas a mais;
Como essas anomalias não aparecem na face das moedas, é bem comum que elas passem despercebidas, e a pessoa acabe perdendo uma moeda valiosa! Por isso, é importante prestar atenção nos detalhes das moedas que você recebe no seu troco.
3 Moedas com erros na BORDA
Confira a nossa lista completa de 3 moedas com erros de fabricação em sua borda:
1- Moeda de 50 centavos de 2009
A moeda de 50 centavos fabricada no ano de 2009 possui um erro de cunhagem conhecido como “ondulação na borda” ou “marcação fora do centro”.
Como o próprio nome já sugere, essa anomalia diz respeito a uma ondulação na borda da moeda, que é possível sentir com o tato ao manusear a moeda, e também é completamente visível a olho nu.
Ou seja, trata-se de uma moeda fácil de ser identificada. A moeda de 2009 com esse defeito pode valer até R$70! Mas isso também vai depender do estado de conservação da moeda e da gravidade da anomalia.
Moedas com anomalia maior e mais aparente, e em melhor estado de conservação, sem sinais de uso, são mais valiosas.
2- Moeda de 1 real de 2008
A moeda de 1 real fabricada em 2008, apenas um ano antes, conta com o defeito de cunhagem chamado de “disco cortado”.
Esse erro ocorre quando a cunhagem da moeda é interrompida antes que ela seja totalmente formada, resultando em uma aparência que lembra um disco cortado em duas partes.
Nessa moeda, o corte é curvo, e aparece na borda inferior da moeda, afetando também um pouco da face da moeda. Ao pegar outra moeda de 1 real e aproximar de seu corte, resulta em um encaixe perfeito.
Por ser um erro bem chamativo, a moeda é fácil de ser identificada, e bem rara, já que assim que esse erro é percebido, as moedas são recolhidas pela Casa da Moeda responsável por sua fabricação.
Ou seja, é bem difícil alguém ter uma dessas. Ela pode valer até R$280.
3- Moeda de 50 centavos de 2019
A última moeda da lista é mais recente, fabricada no ano de 2019. O erro de cunhagem que ela apresenta é o de palavras invertidas. Todas as moedas de 50 centavos brasileiras do Plano Real possuem, em sua borda, as palavras “Ordem e progresso – Brasil”.
No caso dessa moeda, as palavras também estão presentes, mas estão de cabeça para baixo, invertidas. Essa anomalia é possível de ser observada segurando essa moeda pelo seu anverso, e depois, girando lentamente para cima, para observar sua borda superior.
Como se trata de um erro não catalogado, não há um valor médio aproximado para a venda dessa moeda. Mas ela é cobiçada por muitos colecionadores que estão dispostos a pagar um preço elevado, portanto, se você tiver uma dessas, vale a pena negociar com colecionadores.