O conselho de guardar moedinhas, pois um dia elas podem se tornar valiosas, não é uma falácia! Isso realmente ocorre, já que até mesmo as moedas mais simples podem se tornar valiosas por diversos fatores. Confira moedas dos últimos 30 anos que possuem alto valor atualmente para colecionadores.
Neste conteúdo, você entenderá o que faz com que uma moeda seja considerada valiosa, quais são as melhores formas de vender sua moeda, e o valor de diversas moedinhas das últimas décadas de acordo com seu estado de conservação.
O que faz com que uma moeda se torne valiosa com o passar do tempo?
Se você não entende muito bem sobre a numismática brasileira, vamos ensinar tudo que você precisa saber para conferir se sua moeda é valiosa.
Confira os principais fatores para a valorização de uma moeda:
Erros de cunhagem
Durante o processo de cunhagem de moedas, algumas unidades podem sair com falhas da própria fabricação.
Logo, se tornam moedas únicas e peculiares, graças a sua anomalia. Afinal, é muito raro duas moedas saírem com o mesmo erro, de forma exatamente igual. Por isso, as unidades com defeitos são excelentes para diversificar qualquer coleção.
Além do fato de que, moedas com erros são mais escassas, já que não é algo que acontece com tanta frequência, contribuindo para sua raridade, que é uma característica muito importante para os colecionadores.
É claro que alguns erros de cunhagem são mais valiosos do que outros, o que vai depender de sua gravidade, tamanho e raridade.
Baixa tiragem
A chamada “tiragem” de uma moeda é a quantidade de unidades dessa moeda que foram fabricadas naquele mesmo ano. As tiragens de moedas podem variar bastante de um ano para o outro.
Quanto menor for a tiragem de uma moeda, mais rara e difícil de ser encontrada ela é. Por isso, é um fator bastante valorizado por colecionadores de todo o mundo.
Para entender qual é a tiragem de sua moeda, basta fazer uma pesquisa, já que essa informação está disponível para o público. Você pode procurar sua moeda em Catálogos de Moedas ou até mesmo no próprio site do Banco Central do Brasil.
As moedas dos últimos 30 anos mais valiosas são justamente as que possuem uma tiragem limitada.
Processo de fabricação especial
Moedas que passaram por um processo de fabricação especial, como as moedas do tipo “Prova”, podem valer fortunas. As moedas “Prova” são aquelas que sua fabricação é destinada a testes ou coleções especiais.
Elas costumam ter um design mais nítido e artístico, e não são colocadas para circular oficialmente. Por isso, é bem difícil achar uma dessas por aí.
Essas moedas podem ser identificadas pela letra “P” em seu reverso (lado que conta com o valor da moeda e ano de fabricação).
Caráter comemorativo
As moedas comemorativas também tendem a valorizar de forma acelerada. Como moedas das Olimpíadas, do aniversário do Banco Central, do centenário do JK, dos Direitos Humanos, e por aí vai.
Se a moeda, além de ser comemorativa, também contar com erros de cunhagem, você está guardando um tesouro em casa!
Antiguidade
E, finalmente, temos a antiguidade da moeda como um dos principais fatores de valorização. Moedas fabricadas há muitas décadas atrás tendem a valer mais pelo fato de serem bastante escassas e difíceis de serem encontradas.
Além disso, algumas moedas também carregam um valor histórico importantíssimo para o Brasil. Mas não se engane pensando que apenas moedas antigas são valiosas, já que moedas dos últimos 30 anos também podem ser extremamente valorizadas, como veremos na lista.
Raridade
Todos os fatores citados acima possuem um detalhe em comum: sua raridade. A raridade de uma moeda é, sem dúvidas, o principal fator para garantir sua valorização. Afinal, nenhum colecionador pagaria um valor alto por uma moeda que todos possuem!
Lista COMPLETA de moedas dos últimos 30 anos que possuem alto valor atualmente:
Confira a nossa lista para ver se você tem moedas dos últimos 30 anos valiosas:
- Moeda de 5 centavos de 1999;
- Moeda dos 40 anos do Banco Central;
- Moeda dos 50 anos do Banco Central;
- Moeda de 10 centavos de 1999;
- Moeda de 25 centavos de 1995;
- Moeda do centenário do ex-presidente Juscelino Kubitschek;
- Moeda de 50 centavos de 2012;
- Moeda de 1 real de 1998;
- Moeda de 1 real da Olimpíadas Rio 2012;
- Moeda da entrega da Bandeira Olimpíadas;
- Moeda da Natação Olímpica;
- Moeda do Vôlei Olímpico;
- Moeda da Paracanoagem;
- Moeda do Basquete;
- Moeda de 50 centavos de 2013;
- Moeda de 1 real de 2022;
- Moeda de 1 real de 2021;
- Moeda de 50 centavos de 2019;
- Moeda de 5 centavos de 2005
- Moeda de 25 centavos de 2013;
Você tem alguma das moedas dos últimos 30 anos mais valiosas?