Uma moeda de 2 mil cruzeiros está à venda por R$ 350 no site Numismática Vieira. Essa moeda foi fabricada no ano de 1992, lançada com o propósito de celebrar 1º Conferência das Nações Unidas Sobre Ecologia (Meio Ambiente).
O que são as moedas comemorativas
Moedas comemorativas, como a citada acima, são moedas emitidas para celebrar eventos especiais, datas significativas, personalidades notáveis ou conquistas importantes variadas. Elas costumam ser diferentes das moedas de circulação comuns.
Isso porque normalmente são cunhadas em edições limitadas e possuem características singulares que as tornam únicas, a começar por sua aparência: os designs delas podem incluir imagens de figuras históricas, monumentos famosos, símbolos nacionais e/ou culturais relacionados ao tema da moeda.
Como saber o valor de uma moeda comemorativa
Nem toda moeda comemorativa será particularmente valiosa. É preciso analisar alguns critérios diversos antes de estabelecer um preço. A demanda do mercado por uma determinada moeda comemorativa desempenha um papel importante em seu valor.
A demanda do mercado por uma determinada por uma determinada peça e até mesmo o material utilizado na produção da moeda podem influenciar no quão valiosa ela será. Além disso, é preciso prestar atenção no estado de conservação da moeda.
Estado de conservação
O estado de conservação da moeda comemorativa também é um fator importante na determinação de seu valor. Moedas em excelente estado de conservação valerão mais do que aquelas já gastas, com manchas ou arranhões. Isso, aliás, vale não somente para as moedas comemorativas, mas para moedas raras em geral.
O estado de conservação mais alto de uma moeda é chamado de “Flor de Cunho” (FC). Uma moeda com essa classificação está em perfeita condição, com brilho original e todos os detalhes perfeitamente nítidos. É como uma moeda recém cunhada.
Na sequência, existem as seguintes categorias:
- Soberba (S).
- Muito Bem Conservada (MBC).
- Bem Conservada (MBC).
- Regular (R).
- Um Tanto Gasta (UTG).
Como vender moedas raras
Você tem uma moeda comemorativa e gostaria de vendê-la? É possível fazer isso por meio da internet. Antes de mais nada, faça uma pesquisa de mercado. Tente achar informações sobre sua moeda online. O Moedas do Brasil e o Brasil Moedas são dois ótimos sites para buscar material numismático.
Se você não tem experiência em avaliar moedas raras, entretanto, considere obter uma avaliação profissional de um numismata certificado ou de uma casa de leilões respeitável. Um avaliador experiente pode ajudar a determinar um valor justo por suas moedas.
Existem vários profissionais que oferecem serviços de avaliação gratuitos. Você pode conhecer alguns especialistas (avulsos, casas de leilões e lojas especializadas) acessando a aba “Anunciantes” do site da Sociedade Numismática Brasileira.
Sociedade Numismática Brasileira
A Sociedade Numismática Brasileira (SNB) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a estudar, preservar e promover a numismática no Brasil. A SNB reúne colecionadores, estudiosos, pesquisadores e entusiastas da numismática para compartilhar conhecimentos diversos e experiências variadas.
A sociedade promove regularmente reuniões, palestras, exposições e eventos educacionais para seus membros e para o público em geral. Essa, aliás, também é uma boa fonte de estudo para quem quer ingressar no mundo da numismática; há várias publicações no site oficial da organização.
Na seção “Anunciantes”, mencionado anteriormente, a SNB expões todos os seus colaboradores. Isso inclui:
- Comerciantes de numismática.
- Organizadores de feiras, exposições, leilões ou outros eventos relacionados.
- Associações, clubes ou sociedades numismáticas.
- Profissionais da área avulsos.
- Casas de leilões.
Você também pode usar os links fornecidos no site para acessar a página/redes sociais desses especialistas. Também há como contatar alguns deles direto por e-mail ou pelo número de telefone. Entre em contato com aquela da sua preferencia para obter maiores informações.